Pessimismo para 2019 continua no mercado de agências
Dados levantados pela Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro) na pesquisa Van Pro apontam um ano dado como perdido
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Teresa Levin
16 de outubro de 2019 - 16h42
Em mais uma edição da pesquisa Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda, a Van Pro, a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) encontrou um olhar pessimista do mercado de agências de propaganda em relação ao ano de 2019. O estudo ouviu 173 agências de todas as regiões do país para avaliar a expectativa em relação ao terceiro trimestre do ano. Desde o início de 2017, a Fenapro começou a coletar dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar trimestralmente o clima para o desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.
Houve uma frustração em relação à performance do trimestre, embora 42% dos respondentes tenham dito que ele foi melhor que o esperado. O dado aponta uma queda de uma visão positiva pois, em julho, 50% dos entrevistados tinham uma expectativa otimista para os três meses que viriam. Dos entrevistados pela Fenapro, 23% consideraram o trimestre pior e 35% igual ao esperado.Em relação a expectativa para o quarto trimestre, 45% das agências ouvidas acreditam que ele será melhor. Aqui, registra-se mais uma queda na expectativa pois, antes, este número era de 53%. Mas, somando-se os números das agências que acham que o período a frente será melhor com as que apostam que será igual, chega-se a uma leve melhora, já que este índice é de 85% agora, contra 83% do último estudo. Apenas 15% acreditam que o resultado dos três últimos meses do ano será pior.
“Assim como os demais setores da economia, as agências de propaganda retratam um movimento morno nos negócios relacionados à comunicação. O ano de 2019 é dado como perdido e as atenções se voltam agora para um 2020 mais favorável”, afirmou Glaucio Binder, presidente da Fenapro, em um comunicado.
Ele faz esta afirmação com base nos dados levantados para o ano no Van Pro. Agora, 44% acreditam que o resultado de 2019 será melhor que 2018; antes, este número era de 53%. Dos executivos ouvidos, 43% acreditam que será igual, contra 33% da última pesquisa, e 13% veem um ano com um desempenho pior que o ano passado; em julho, 14% acreditavam em resultados mais negativos.O estudo levanta ainda o quadro de concorrências realizadas no mercado. Desta vez, 36% disseram que viram um aumento em relação ao trimestre anterior; 44% disseram que este número se manteve, e 20% enxergaram uma diminuição. Ao contrário de edições anteriores, a área pública aparece como o setor mais promissor, passando a frente de Serviços e Comércio, que ficaram com a segunda e terceira posições nesta edição do Van Pro.
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