Santander abre concorrência e convida CP+B e Soko/Droga5
No Brasil, conta será atendida por duas agências: a que vencer a disputa global e a que for vitoriosa na concorrência local
Santander abre concorrência e convida CP+B e Soko/Droga5
BuscarSantander abre concorrência e convida CP+B e Soko/Droga5
BuscarNo Brasil, conta será atendida por duas agências: a que vencer a disputa global e a que for vitoriosa na concorrência local
Renan Honorato
19 de setembro de 2024 - 16h17
Nota atualizada às 19h13 em 19/09
Santander abre o processo de concorrência e convida CP+B e Soko (Crédito: Divulgação)
O Santander abriu concorrência para escolher uma nova agência publicitária no Brasil, processo para o qual foram convidadas a CP+B e a Soko (atual Droga5 São Paulo).
Paralelamente, o Grupo Santander também iniciou nesta semana uma revisão global em sua conta. Com isso, o banco será atendido no mercado brasileiro, a partir de 2025, por duas agências: a que vencer a concorrência global e a que for escolhida na etapa local.
Desde abril do ano passado, a conta do Santander está na BETC Havas. Antes o cliente foi atendido por seis anos, pela Suno United Creators.
A BETC está apoiando o grupo Havas na concorrência global, da qual também participam as holdings WPP, Publicis Groupe, Omnicom, Dentsu e IPG. Caso a Havas se saia vitoriosa na disputa global, a BETC continuará atendendo parte da verba no Brasil. Uma fatia minoritária da conta nacional será atendida pela CP+B ou pela Soko.
Com a revisão global, o Santander pretende unificar as estratégias de marketing nos dez mercados em que atua. As holdings concorrentes terão dois meses para desenvolver suas propostas e a previsão é de que as agências que passarem por essa primiera fase sejam anunciadas até o final do ano.
Em fevereiro, Juliana Cury assumiu como chief marketing officer (CMO) do Santander no Brasil após a saída de Igor Puga da posição, em 2023. Assim como Puga, outros executivos deixaram o banco após a chegada de Mário Leão ao cargo de CEO.
Outro grande banco que também está com sua conta publicitária em concorrência no Brasil é o Bradesco. A etapa final da disputa envolve quatro agências: Aldeiah, AlmapBBDO, Artplan e VML.
Em maio, após licitação pública, o Banco do Brasil passou a ser atendido por Nacional, Nova, WMcCann e Lew’Lara\TBWA, sendo que as duas últimas já trabalhavam com a instituição financeira anteriormente.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima