Netflix testa potencial de licenciamento com Stranger Things

Buscar

Netflix testa potencial de licenciamento com Stranger Things

Buscar
Publicidade

Comunicação

Netflix testa potencial de licenciamento com Stranger Things

Nike, Lego, Levi´s e Havaianas são algumas das marcas que desenvolveram produtos inspirados na série


3 de julho de 2019 - 6h00

Peças desenvolvidas para pela Levi´s para Stranger Things (Crédito: reprodução)

Sob o ponto de vista de comunicação, se a marca Netflix já está amplamente consolidada no mercado global, incluindo o Brasil, o próximo passo da companhia é transformar algumas de suas produções em produtos que vão além das atrações dentro da plataforma. O exemplo atual mais evidente é Stranger Things. Além de fazer sucesso com o público nos mais diversos devices, a série também teve a sua promoção impulsionada por iniciativas inusitadas da própria Netflix. Apenas para citar algumas, vale mencionar no Brasil a campanha “Bagulhos Sinistros”, em parceria com o SBT e um aplicativo que funciona com Bombril.

Dentro deste cenário, a proporção que a produção ganhou também originou inéditas parcerias com marcas como Nike, Levi´s, Lego e Havaianas. “O licenciamento deste segmento (séries jovens adultas) é relativamente recente no Brasil no que diz respeito à representatividade de mix de produto. E vem caminhando junto ao movimento do streaming, bem como ao crescimento do mercado geek; dois pilares fundamentais na criação do desejo por itens licenciados com este perfil de marcas. E felizmente, mesmo sendo um nicho novo, os resultados são ótimos, segundo os licenciados”, afirma Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens.

Marici cita como exemplo a Riachuelo, licenciada nãos apenas de Stranger Things, como também Game of Trones, La Casa de Papel, Friends e Black Mirror. Para ela, o potencial da prática no país é imenso, já que o público brasileiro já se acostumou a consumir esse tipo de conteúdo quando e onde quiser. “Essa liberdade e praticidade gera uma audiência crescente e fiel aos desdobramentos do enredo. E esse contexto permite às marcas inúmeras possibilidades de contato e de impacto, assim como um amplo e estruturado desenvolvimento de estratégias de marketing, licenciamento e vendas”, explica.

Mais do que o licenciamento em si, a Levi´s desenvolveu, em parceria com a equipe de figurinistas da série, algumas das roupas que serão usadas pelos personagens Eleven e Dustin. “Seremos o único parceiro de licenciamento a oferecer dois looks presentes na série e disponíveis para compra em loja. A ideia é impulsionar ao máximo a experiência do espectador e do consumidor com a possibilidade te ter o look do seu personagem preferido”, afirmou Thiago Leão, responsável por produtos na Levi’s Brasil.

Essa é a primeira vez que a Levi´s trabalha com o licenciamento de séries no Brasil, segundo Thiago. Aliás, para Marici Ferreira, presidente da Abral, neste quesito o mercado internacional está muito mais avançado. “Não apenas nesse segmento, mas em muitos outros. Hoje o faturamento do mercado de licenciamento no Brasil representa 5% do que movimenta o setor nos Estados Unidos. Ou seja, temos muito para crescer e estamos nesse caminho”, avalia.

De acordo com a associação, o Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo. Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá estão entre os mais expressivos. O faturamento na área em 2018 foi de R$ 18,9 bilhões, com crescimento de 5% na comparação com 2017.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia

  • Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Com a solução "Bacon", Media Hero investe em IA causal para otimizar investimentos por meio da classificação da jornada de compra dos usuários