Epic Games critica Apple com releitura de comercial icônico

Buscar

Epic Games critica Apple com releitura de comercial icônico

Buscar
Publicidade

Comunicação

Epic Games critica Apple com releitura de comercial icônico

Após o jogo Fortnite ser removido da App Store, desenvolvedora fez uma releitura do clássico 1984, criticando monopólio da gigante da tecnologia


14 de agosto de 2020 - 14h26

Filme “Nineteen Eighty-Fortnite” critica políticas de monopólio da Apple (Crédito: Reprodução)

Nessa quinta-feira, 13, a Apple removeu o Fortnite, jogo da Epic Games, de sua loja de aplicativos, a App Store. A ação foi o estopim para uma batalha que ganhou reverberações na justiça e também na comunicação. A decisão da Apple foi tomada após a desenvolvedora de jogos ter criado seu próprio sistema de pagamento, que dribla a taxa de 30% cobrada pela gigante da tecnologia para os desenvolvedores que vendem apps em sua loja. O uso do sistema alternativo também resultaria em descontos para os jogadores, já que sem a taxa cobrada pela Apple, as compras no jogo poderiam ser tabeladas em um valor mais baixo.

A briga das empresas entrou no campo da comunicação quando a Epic Games lançou uma paródia do icônico comercial “1984”, da Apple, como forma de criticar as políticas de monopólio da companhia. Lançado há 36 anos, o filme original foi uma criação da dupla Lee Clow e Steve Hayden, da então Chiat Day, que posteriormente foi integrada à TBWA, e dirigido por Ridley Scott. A produção foi inspirada no romance clássico de George Orwell, que leva o mesmo nome, e tinha o objetivo de criticar a IBM e suas práticas em relação ao mercado de computadores. Assista a versão original do anúncio:

O comercial foi apresentado no Super Bowl 1983 e é reconhecido, por muitos, como o responsável por transformar o evento em uma vitrine criativa. Foi a partir desta campanha simbólica que a Epic Games construiu sua crítica. O filme da desenvolvedora chamado “Nineteen Eighty-Fortnite” apresenta a mesma configuração do anúncio da Apple em uma animação. No lugar da ameaçadora figura de óculos, que aparece na tela é um personagem com uma grande cabeça de maçã em referência à companhia fundada por Steve Jobs. Assista:

“A Epic Games desafiou o monopólio da App Store”, diz o anúncio. “Em retaliação, a Apple está bloqueando o Fortnite de um bilhão de dispositivos. Junte-se à luta para impedir que 2020 se torne ‘1984’ ”. Com a mensagem, a empresa lançou a hashtag #FreeFortnite, que está mobilizando os fãs do jogo nas redes sociais. Uma versão com a comparação dos dois filmes foi divulgada na rede:

 

A produção do filme é da própria Epic Games, que centraliza 90% de sua publicidade. Localmente, a companhia trabalha com agências especializadas no universo dos games. No Brasil, a conta da desenvolvedora é gerida pela Cheil.

O caso também rendeu uma ação judicial da Epic Games contra a Apple. No processo a desenvolvedora cita o comercial original e sua premissa. “Passamos para 2020, e a Apple se tornou o que antes lutava contra: o gigante em busca de controle de mercados, bloqueando competição, enforcando inovação. A Apple é maior, mais poderosa, mais arraigada, e mais perniciosa que monopolistas do passado.”, aponta o texto da ação judicial, disponível na internet.

*Crédito da foto no topo: iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia