Comunicação
Deputado reprova comercial com Neymar
Por ?bullying com estrangeiros?, Comissão de Direitos Humanos aprova requerimento conta campanha da DM9DDB para Guaraná Antarctica
Por ?bullying com estrangeiros?, Comissão de Direitos Humanos aprova requerimento conta campanha da DM9DDB para Guaraná Antarctica
Felipe Turlao
13 de abril de 2014 - 12h24
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 12, um requerimento do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) que pede a retirada do ar do comercial criado pela DM9DDB para o Guaraná Antarctica em que Neymar brinca com estrangeiros.
A justificativa do parlamentar é que o comercial “promove o bullying com estrangeiros no Brasil”. Na peça, veiculada deste o início de fevereiro e retirada do ar nesta terça-feira, 11, conforme já previsto no plano de mídia, Neymar ensina expressões em português de forma deliberadamente errada.
“Um jogador de futebol, respeitado no Brasil e no exterior, questionado por um turista sobre como pedir a bebida ele ensina: um guaraná para o água de salsicha, um garrana para o filhote de cruz credo. Ainda tem serra pelada e cão chupando manga… Fácil ver. Não se trata de apenas mais uma propaganda criativa. Trata-se da promoção do Bullying, sua forma de praticá-lo, determinando inclusive seu público alvo: o turista em visita ao Brasil, no ano em que se realiza a Copa do Mundo”, escreve Rogério, que considerou a criatividade não pode mascarar um gesto hostil, preconceituoso e de mal gosto.
Um acréscimo da deputada Érika Kokay sugeriu ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) que oriente as empresas a evitar propaganda que viole os princípios da dignidade humana.
Consultada, a Ambev, dona da marca, afirma que não quis ser mal interpretada e que não quis passar esse tipo de mensagem.
)
Compartilhe
Veja também
Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau
Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência
Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas
Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf