Deputado reprova comercial com Neymar
Por ?bullying com estrangeiros?, Comissão de Direitos Humanos aprova requerimento conta campanha da DM9DDB para Guaraná Antarctica
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 12, um requerimento do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) que pede a retirada do ar do comercial criado pela DM9DDB para o Guaraná Antarctica em que Neymar brinca com estrangeiros.
A justificativa do parlamentar é que o comercial “promove o bullying com estrangeiros no Brasil”. Na peça, veiculada deste o início de fevereiro e retirada do ar nesta terça-feira, 11, conforme já previsto no plano de mídia, Neymar ensina expressões em português de forma deliberadamente errada.
“Um jogador de futebol, respeitado no Brasil e no exterior, questionado por um turista sobre como pedir a bebida ele ensina: um guaraná para o água de salsicha, um garrana para o filhote de cruz credo. Ainda tem serra pelada e cão chupando manga… Fácil ver. Não se trata de apenas mais uma propaganda criativa. Trata-se da promoção do Bullying, sua forma de praticá-lo, determinando inclusive seu público alvo: o turista em visita ao Brasil, no ano em que se realiza a Copa do Mundo”, escreve Rogério, que considerou a criatividade não pode mascarar um gesto hostil, preconceituoso e de mal gosto.
Um acréscimo da deputada Érika Kokay sugeriu ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) que oriente as empresas a evitar propaganda que viole os princípios da dignidade humana.
Consultada, a Ambev, dona da marca, afirma que não quis ser mal interpretada e que não quis passar esse tipo de mensagem.
)