Prova de fogo ao jogo de cintura brasileiro

Buscar

Prova de fogo ao jogo de cintura brasileiro

Buscar
Publicidade

Marketing

Prova de fogo ao jogo de cintura brasileiro

Consumidores abrem mão de categorias como eletrônicos e lazer e ligam o alerta máximo às promoções


14 de setembro de 2015 - 11h19

O estudo Hábitos do Consumidor, do Mintel Group, relativo ao mês de julho, mostrou como a população brasileira tem se comportado no cenário nada amistoso da economia.

Os dados revelam o corte de itens considerados não essenciais, como eletrônicos (queda de 47%) e lazer/entretenimento (-40%), nos últimos 12 meses. Por outro lado, as pessoas ainda evitam mudar seus hábitos em categorias como alimentos e bebidas e outras que passaram a ser consideradas essenciais, como produtos de beleza/cuidados pessoais e produtos de cuidados domésticos.

A alta nos preços dos alimentos, nas contas de casa (água e energia elétrica) e a liquidação de dívidas foram as principais causas citadas para a mudança de hábitos, com índices, respectivos de 42%, 33% e 17% das menções.

O estudo avaliou também que tipo de ferramentas as pessoas têm utilizado para economizar. A mais citada – 38% da mostra – foi “ficar atento a promoções anunciadas na TV”, hábito seguido por “ficar atento a promoções na internet”, descrito por 28% dos respondentes, e “olhar peças em liquidação, durante as compras, antes de olhar artigos com preço integral”, solução apontada por 27% dos participantes do estudo.

Aproveitar grandes eventos de liquidação, como a Black Friday, que o Brasil também passou a realizar no mês de novembro para renovar estoques para as compras de Natal, foi citada como saída de economia por 16% das pessoas.

A base da pesquisa foi de 1.600 adultos acima de 16 anos.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras