Sobe a cotação dos CEOs

Buscar
Publicidade

Marketing

Sobe a cotação dos CEOs

EdelmanTrust Barometer 2016 aponta que a credibilidade dos executivos de empresas foi a que mais cresceu entre a edição passada e a atual do estudo


23 de fevereiro de 2016 - 8h00

A reputação é como olhar pelo retrovisor as ações do passado que constituem o que alguém ou alguma empresa é hoje. Já a confiança é ver através do para-brisa, o olhar para frente, que colocará (ou não) as relações numa perspectiva futura. Com essa comparação, Yacoff Sarkovas, CEO da Edelman Significa explica a importância de um estudo como o Trust Barometer, que chega à sua 16ª edição este ano e ao qual Meio & Mensagem teve acesso exclusivo antecipadamente ao extrato brasileiro.

A pesquisa, conduzida em 28 países, com 33 mil entrevistados, entre outubro e novembro de 2015, avaliou a confiança depositada pelas pessoas em Empresas, Governos, Mídia e ONGs. Este ano, pela primeira vez, houve um recorte mais aprofundado no papel dos CEOs das companhias. Neste caso, participaram da avaliação dez países: Alemanha, Austrália, Reino Unido, Brasil, Japão, França, Estados Unidos, México, China e Índia.

No Brasil, chama atenção o fato de que apesar de a maioria das pessoas confiar mais em seus pares e funcionários como porta-vozes os CEOs terem sido os que mais tiveram alta na credibilidade, entre os estudos de 2015 e o deste ano (considerando profissionais como especialistas técnicos, analistas financeiros, representantes de ONGs e autoridade/regulador do governo). A credibilidade dos executivos-chefes das empresas saltou 14% no período. A segunda maior alta foi a dos membros de diretoria das empresas (11%).

O resultado parece espantoso em tempos de Operação Lava-Jato, quando alguns dos maiores empresários do País foram parar atrás das grades. A leitura feita pelo CEO da Edelman no Brasil é a de que recai sobre os políticos, mais do que sobre os empresários uma percepção de responsabilidade. Além disso, as empresas do setor envolvido, empreiteiras no caso, estariam mais associadas a um capitalismo de privilégios, que pauta a cultura brasileira, e não ao capitalismo de mercado, no qual as pessoas atualmente confiam. “O conceito de empresa das pessoas, hoje, está mais ligado àquelas que geram bem-estar social, está mais ligado aos bens de consumo, emprego e conforto. Desde as edições passadas do estudo, a confiança nas empresas está muito ligada à construção da cidadania pelo consumo”, explica Sarkovas.

Além da alta na credibilidade dos CEOs, o estudo conduzido pela Edelman aponta que o Brasil é o 6º país, dos 28 pesquisados, em que o nível de confiança nas empresas é mais alto. Entre as quatro instâncias pesquisadas – Governo, Mídia, ONGs e Empresas – estas últimas, no País, são também aquelas que as pessoas mais acreditam estar preparadas para acompanhar o ritmo de mudanças em 2016.

CEOs mais conhecidos pelos brasileiros

A credibilidade nos CEOs cresceu, mas no Brasil e no mundo a maioria dos participantes do estudo não conhece os executivos-chefes das empresas. No total, 60% não conseguiram citar o nome de um CEO. No Brasil, o índice chegou a 65% dos respondentes (menor que os 80% da Alemanha ou os 74% da Austrália). Entre os dez “CEOs” mais citados pelo público brasileiro estão o falecido Steve Jobs, da Apple, e três empresários que não necessariamente atuam ou atuaram como executivos-chefe: Eike Batista, Silvio Santos e Abilio Diniz. Veja abaixo a relação dos dez CEOs mais citados pelos brasileiros. A íntegra da reportagem – com análises de especialistas da FGV, Fundação Dom Cabral e Insper – está publicada na edição 1698 de 22 de fevereiro do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas