São Paulo recebe 1ª Japan House do mundo

Buscar

São Paulo recebe 1ª Japan House do mundo

Buscar
Publicidade

Marketing

São Paulo recebe 1ª Japan House do mundo

Iniciativa do governo japonês terá unidades também em Londres e Los Angeles; no Brasil, investimento de R$ 100 milhões até 2019


2 de maio de 2017 - 20h32

 

Entrada do prédio projetado por Kengo Kuma (Crédito: Divulgação)

O circuito cultural da Avenida Paulista ganhará a partir do próximo sábado, 6 de maio, mais um espaço. A Japan House foi apresentada à imprensa nesta 3ª-feira, 2, e será dedicada à cultura contemporânea do Japão, mesclando arte, tecnologia e negócios. No prédio de 2.500 metros quadrados – projetado pelo japonês Kengo Kuma em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos – além do espaço de exposições e uma área multimídia, haverá uma loja permanente, pop up stores das marcas Muji e Beams Japan, um imi Café e um restaurante, sob coordenação do chef Junji Sakamoto (mas a promessa é de que a gastronomia surpreenda, mergulhando num nível mais profundo que o dos sushis, sashimis e temakis, já bastante conhecidos no Brasil).

Angela Hirata, presidente da Japan House São Paulo, conta que o espaço receberá investimento de R$ 100 milhões do governo japonês, até 2019. No entanto, também conta com a parceria de empresas brasileiras e japonesas. A exposição inaugural “Bambu – Histórias de um Japão”, por exemplo, tem apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Bradesco, MUFG e Mitsubishi Electric. Com curadoria de Marcello Dantas, fica em exibição até 9 de julho, apresentando obras que constituem uma cronologia de mais de 150 anos de arte em bambu, com esculturas de artistas como Chikuunsai IV Tanabe, Hajime Nakatomi, Shigeo Kawashima e Akio Hizume. Para 2017, estão previstas oito exposições e essa deverá ser a média do local. Às exposições estarão associados também workshops e palestras. No próximo dia 12, Hiroyuki Hashiguchi, cocurador da exposição Bambu, dará palestra sobre o papel desse elemento nos rituais espirituais japoneses. No dia seguinte, Hajime Nakatomi promove uma oficina sobre como fazer joias em bambu.

Angela Hirata ao lado de Chikuunsai IV Tanabe (Crédito: Divulgação)

O objetivo de Angela Hirata e sua equipe de 31 profissionais é que o espaço passe a se sustentar sozinho a partir de 2019. Segundo a executiva, outras cinco empresas brasileiras estão negociando patrocínios, mas os nomes só poderão ser anunciados após fechamento dos contratos, o que deve ocorrer em um mês. Já o Shopping Paulista será parceiro na construção de um jardim japonês, na Praça Oswaldo Cruz, cujas obras devem ter início em dois meses.

Como a ideia é que a Japan House São Paulo funcione como um hub, as atividades não estarão restritas ao espaço da Avenida Paulista. Estão previstas exposições itinerantes e o concerto de abertura ocorrerá no domingo, 7, no Auditório Ibirapuera, com apresentações dos músicos Jun Miyake e Ryuichi Sakamoto.

A casa também abrigará um café, um restaurante, pop up stores e uma loja permanente (Crédito: Divulgação)

Além da Japan House São Paulo, o governo japonês inaugurará espaços semelhantes em Los Angeles e em Londres (as datas não foram divulgadas) e a ideia é estar presente em todos os continentes. O investimento em outras unidades, no entanto, dependerá do desempenho das três primeiras inauguradas. A iniciativa não deixa de ser uma aposta de marketing relevante do país, que sediará em 2020 os próximos Jogos Olímpicos e que, nos últimos anos, perdeu um pouco sua aura de vanguarda e tecnologia de ponta para vizinhos como Coreia do Sul e mesmo a China.

Comunicação

Flower Messenger foi uma das atividades prévias à inauguração (Crédito: Divulgação)

Se como governo o Japão não tem sido tão bom de marketing – fato que a própria Angela Hirata admite, e que pode estar ligado até à cultura discreta, que valoriza mais “o existir que o exibir” – para a inauguração da Japan House, ao contrário, há um trabalho de marketing bem estruturado. O planejamento começou há um ano e meio. Além de eventos prévios, nesta terça-feira, também começou a ser veiculada campanha de divulgação do espaço, criada pela agência Dentsu, que foi selecionada para o projeto, após uma licitação realizada no Japão, da qual participaram outras três agências.

A mídia off-line abarca mobiliário urbano, circuito digital da Elemídia em prédios comerciais e anúncios de mídia impressa, nas revistas Joyce Pascowitch e Poder, além do jornal Nikkei Shimbun. No digital, serão feitas inserções semanais no Facebook e Instagram; já no portal Hypeness, haverá um canal dedicado à Japan House São Paulo. Por fim, também coube à Dentsu criar uma versão em português, baseada no site japonês do projeto.

Anúncio da Dentsu para divulgar o novo espaço cultural da cidade (Crédito: Divulgação)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    No Brasil, percentual já é de 70% do orçamento e companhia explora suas vertentes com cautela e pensamento estratégico, segundo Aude Gandon, chief marketing and digital officer global

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia