Com joint venture, Raízen quer ir além dos combustíveis

Buscar

Com joint venture, Raízen quer ir além dos combustíveis

Buscar
Publicidade

Marketing

Com joint venture, Raízen quer ir além dos combustíveis

Acordo avaliado em R$1,12 bilhão com mexicana Femsa prevê o lançamento da bandeira de lojas Oxxo, no Brasil, para competir no mercado de Minuto Pão de Açúcar e Mini Mercado Extra


16 de agosto de 2019 - 16h25

Lojas de conveniência Shell Select também estarão no centro da estratégia da joint venture (Crédito: Divulgação)

A empresa mexicana Femsa Comércio anunciou a compra de 50% das ações da Raízen Conveniências, divisão da joint venture formada pela Shell e a Cosan. Além de alavancar a estratégia das lojas de conveniência Shell Select, o acordo marca o início das operações da rede de lojas de proximidade Oxxo, no Brasil.

A Raízen acredita que o movimento fortalecerá o relacionamento com os franqueados das lojas Shell Select, que continuarão parte central do negócio e da estratégia de expansão. A sociedade também traz a marca de lojas de proximidade Oxxo para o Brasil. Com mais de 18 mil unidades no México, a bandeira competirá com formatos de consumo rápido como Minuto Pão de Açúcar e Mini Mercado Extra.

Rodrigo Patuzzo, diretor das lojas Shell Select, explica que o lançamento pretende ampliar a presença da companhia no País. “Com esse novo negócio aumentaremos o ponto de contato na jornada do consumidor para além dos postos de combustíveis”, afirma. Para fortalecer as frentes, a joint venture pretende investir na maturação de sua logística, consultoria de lojas e apoio ao franqueado.

A transação que deu origem a joint venture entre Femsa Comércio e Raízen Conveniências foi avaliada em R$ 1,12 bilhão. Com os cargos de CEO e CFO ainda não definidos, o conselho de administração da empresa será composto por seis membros indicados pelos sócios da companhia.

Para a Raízen, o aumento de 12% no faturamento na rede Shell Select, no último ano, impulsionou a marca a expandir suas operações no setor. Rodrigo afirma que a companhia buscou um parceiro que tivesse expertise no mercado varejista. “A parceria com a Femsa Comercio traz maior capacidade de crescimento e ainda mais eficiência nos nossos investimentos e operações”, conta.

As empresas aguardam a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e o cumprimento de condições usuais para a conclusão do negócio e a definição das estratégias de marketing e detalhamento sobre suas operações.

*Crédito da foto no topo: Divulgação

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras