Conheça as ativações das marcas na Cidade do Rock

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Conheça as ativações das marcas na Cidade do Rock

Com foco no entretenimento e no engajamento de consumidores, anunciantes investem em experiências diversas para encantar o público

Teresa Levin
23 de setembro de 2019 - 6h00

Colorgin levou arte em grafite ao túnel que liga as arenas do Parque Olímpico (Crédito: Divulgação)

Com um público estimado de 750 mil pessoas ao longo de seus sete dias, o Rock in Rio é uma plataforma de ativação para marcas patrocinadoras e apoiadoras, que a cada edição incrementam as experiências que entregam para quem está na Cidade do Rock. Além dos brinquedos que já são tradição e logo chamam a atenção por sua grandiosidade — como a roda-gigante do Itaú e a montanha-russa da Ipiranga –, outras ações que ficaram marcadas em 2017 serão remodeladas e estarão mais uma vez por lá.

É o caso do espaço da Coca-Cola, que se transformou em um palco à parte ao oferecer um karaokê na última edição do evento no país. Já a Heineken, à frente da tirolesa, ampliou suas iniciativas e, além de montar uma operação inédita para servir chope, oferecerá shows surpresas no final de cada noite, após a última apresentação do Palco Mundo.

Confira abaixo algumas das ações das marcas na Cidade do Rock:

 

Heineken ampliou a sua participação no evento (Crédito: Reprodução)

Heineken

Patrocinadora oficial do festival desde 2011, a marca está mais uma vez à frente da tirolesa, que tem 22,5 metros de altura e estará na frente do Palco Mundo. Quem se aventurar, fará um salto de 200 metros de comprimento sobre o público.  Além disso, o anunciante contará com várias ações, desmembrando o conceito da campanha “O rock não vem só do palco, vem de você”. O Heineken Lounge será um espaço para convidados onde, nos intervalos dos shows, a banda “The All Greens”, criada para o festival, reunirá oito músicos de diversos estilos musicais que tocarão um repertório com mais de cem músicas inspiradas nos headliners do evento. A empresa também trouxe uma equipe de 12 bartenders holandeses que trabalham no Heineken Experience, em Amsterdã, para receber os convidados no lounge, na tirolesa e na área VIP do Rock in Rio. Já no New Dance Order, o espaço de música eletrônica do Rock in Rio, a Heineken terá um bar onde contará com diferentes projeções futurísticas em um painel de LED, trazendo uma leitura da marca sobre um futuro próximo. Ele trará ainda o Robô Bartender, criação da ABB (Asea Brown Boveri), que ficará instalado no balcão demonstrando como poderá ser o serviço de atendimento do futuro. Além disso, irá tirar água de uma torneira de tempos em tempos para lembrar os consumidores sobre a importância do consumo responsável.

Operação de chope será a maior da história do evento (Crédito: Divulgação)

A Heineken também montará na Cidade do Rock a House of Rock, uma ação com pontos interativos e fotografáveis onde os consumidores serão colocados dentro de cenas históricas do mundo do rock. A instalação será uma forma dos consumidores compartilharem momentos do Rock in Rio usando a hashtag oficial da marca durante o festival — #RockPraMim. Por fim, em todos os dias do festival, ao término do último show, os telões do Palco Mundo sinalizarão que a festa não acabou e um show surpresa acontecerá no Palco Sunset. Duas pessoas do público, mais um acompanhante cada, serão escolhidas pela “atitude rock” e poderão assistir ao show de cima do palco e visitar o backstage com a presença dos artistas.

Nesta edição do Rock in Rio, a Heineken também montou uma operação para servir chope que contou com um investimento de R$ 2 milhões. Ela é considerada a maior na história da marca e envolve a instalação de 1.700 metros de tubulação de aço inox, que irão abastecer cerca de 100 pontos de vendas, entre pontos proprietários da marca e bares e restaurantes parceiros espalhados pelo evento.

Itaú

Itaú irá reeditar os copos colecionáveis (Crédito: Divulgação)

Além de patrocinar a tradicional roda-gigante, o banco terá a Arena do Itaú. Com 400 metros quadrados, ela terá uma agenda de atrações variadas, promovendo o encontro das diferenças na música. Nos intervalos dos shows nos palcos Mundo e Sunset, o duo Sax in the Beats, sucesso em 2017, volta a atuar como anfitrião do espaço. Outra atração será a carioca Tabatha Aquino, artista que cantava em transportes e espaços públicos e ganhou fama quando um vídeo seu cantando no metrô do Rio de Janeiro viralizou na internet. Outras atrações surpresa serão divulgadas nos dias dos shows. O espaço também terá telões de LED interno e externo comandados por um VJ, arquibancadas curvilíneas e tomadas para que o público recarregue a bateria de seus celulares. Em forma de concha, o estande é instagramável: suas paredes e cobertura, por exemplo, serão compostas por uma estrutura de cordas elásticas coloridas. O espaço também mudará de cor diariamente. Em 2017, as atividades da Arena Itaú promoveram mais de 100 intervenções artísticas com 70 horas de música e mais 30 horas em apresentações ao vivo. Os destaques ficaram por conta dos pocket shows surpresa de nomes como Pabllo Vittar e da banda Raimundos, entre outros. Além desta ação, mais uma vez, o banco terá copos personalizados, desta vez com desenhos de rostos interativos, que podem se tornar acessório nas fotos. Esta é a quinta vez consecutiva que o Itaú patrocina o festival do qual tem a cota máster.

Natura

A marca patrocina pela primeira vez o Rock in Rio e estreia com uma ação inédita no Festival. Ocupando o Velódromo, a “Nave, nosso futuro é agora” é a primeira iniciativa cocriada por um anunciante e a organização do evento. Com curadoria de Marcello Dantas, oferecerá uma experiência de entretenimento multimídia em sessões de 15 minutos que comportarão 2400 pessoas. A ideia é que o espectador mergulhe em uma narrativa em que um conjunto de sensações será apresentado por meio de cinco movimentos: equilíbrio, aceleração, suspensão, reflexão e sincronização. A instalação conta com o maior painel de led interativo já feito no Brasil, com 5 mil metros quadrados, além de cenografia física e virtual, efeitos visuais, sonoros e olfativos.

A Natura terá ainda uma outra ativação, o Mirante Natura, um recanto verde como uma casa na árvore e colorido com as referências do tecnobrega paraense, onde o anunciante quer aproximar o público da floresta. Este será um dos poucos espaços do festival em que é possível se ter uma visão panorâmica da Cidade do Rock e do palco principal.

Além destas ações, o anunciante terá ainda um labirinto de espelhos na região central da Cidade do Rock, com o qual convidará o público a participar da experiência da Nave. A instalação interativa, composta de espelhos que deformam seus reflexos, quer despertar o questionamento das pessoas por meio de frases como: “Precisamos de novas formas de ver o mundo, os outros, a natureza e a nós mesmos”. Dispostos em formato de caracol, os espelhos conduzem o público para o centro do labirinto, onde um totem explica mais sobre a Nave. O labirinto, localizado em uma praça, também proporciona um espaço de descanso e autorreflexão no festival. A criação das ativações da Natura é da Bullet.

Ford

Montadora oficial do Rock in Rio, a Ford terá um espaço de 150 metros quadrados, divididos em dois andares, com vista para o Palco Mundo. O primeiro piso do estande será aberto ao público, que poderá assistir a pocket shows durante os intervalos da programação oficial, e também conhecer o Territory, SUV que chegará ao Brasil em 2020. O modelo faz parte de uma nova geração de veículos e tem a conectividade como um dos seus pontos fortes: o carro virá equipado com carregamento sem fio para celular, central multimídia e painel de instrumentos com telas de 10 polegadas, entre outras inovações. A Ford também possui o naming da Rota 85, nova atração do festival, e nela vai expor cinco modelos da marca: Edge St, EcoSport Runflat, Ka, Ranger e Mustang na área #Rota85Ford. A Bullet desenvolveu as ações do anunciante no evento.

Doritos

Trabalhando o Doritos Rainbow,  a PepsiCo criou para o Rock in Rio a Guitarra da Diversidade. Com cordas coloridas, ela é personalizada com a identidade visual da campanha #ColoRIR. No “Dia do Metal” no festival, 4 de outubro, ela será tocada por Andreas Kisser, do Sepultura, para amplificar o apoio à diversidade, capitaneado pela marca em suas campanhas. Durante todos os dias do evento, as ativações de Doritos na Cidade do Rock levarão os participantes ao universo Rainbow, com experiências interativas e instagramáveis. Um lounge em frente ao Palco Mundo incentivará o engajamento do público e convidados serão recebidos para um diálogo sobre diversidade. Doritos também será a primeira marca a patrocinar o espaço PCD, área pensada e planejada para melhorar a experiência das pessoas com deficiência durante o festival, lançada em 2017. Em parceria com o Rock in Rio, Doritos oferecerá uma série de iniciativas para dar comodidade para este público como kits livres e oficina de reparos para os cadeirantes, e intérpretes de libras para pessoas com deficiência auditiva.

Prudential

A seguradora Prudential do Brasil levará à Cidade do Rock uma nova atração, um paredão de escalada de nove metros de altura.  A “Escalada Prudential Rock” estará localizada próximo ao palco New Dance Order e reunirá três momentos: escalada, chegada ao mirante com visão privilegiada de todo o festival e descida por um tobogã que termina em uma piscina de bolas.  Ao longo da trajetória, o público ainda contará com o “Photo Tour”, que registrará os participantes em cinco momentos diferentes.  Em seguida, será gerado um vídeo personalizado, o qual a pessoa poderá compartilhar nas suas mídias sociais. Quem cumprir as etapas da “Escalada Prudential Rock” ganhará uma bolsa inflável que funciona também como almofada para o descanso entre um show e outro.

Coca-Cola

 

Coca-Cola traz karaokê que foi sucesso em 2017 com conceito ampliado (Crédito: Divulgação)

Após o sucesso de 2017, a Coca-Cola retoma a banda ao vivo que promove um karaokê em seu espaço no Rock in Rio. Desta vez, além de cantar em grupos de até 100 pessoas, será possível dançar sob o comando de 20 integrantes do grupo Fit Dance, transformando o local de 180 metros quadrados em uma grande pista de dança. Haverá ainda a  participação especial de influenciadores como Maísa, Luisa Sonza e Lucas Rangel, que assumirão as redes sociais da marca. A criação, planejamento e execução são da agência SRCOM. Para desenvolver a experiência, a Coca-Cola envolveu jovens na faixa de 17 anos em uma das etapas do processo criativo. Eles se reuniram para dar sugestões e dividir suas impressões sobre os temas sugeridos, e ajudaram na escolha da playlist. Estreando o formato de realidade aumentada, a Coca-Cola também vai levar para o Rock in Rio, através do Facebook, uma ação na qual emojis poderão ser usados pelo público, com a câmera do celular, para que mostrem seus sentimentos no festival. Já o Instagram contará com  gifs e filtros exclusivos. Por sua vez, a Fanta, pelo segundo ano no festival, contará com um espaço localizado na Rock Street Asia no qual terá um live game de três fases. Circuito da Fanta Laranja, ele será  percorrido em dupla, com desafios como “floss dance”, no qual a missão é seguir os passos de um dançarino virtual. Os que conseguirem atingir o “nível Fanta” nos resultados levam  prêmios.

Sky

Com um estande de três andares e nove telões interativos, a Sky terá um espaço na Cidade do Rock que está a cargo do Banco de Eventos. No andar térreo do estande, o público poderá fazer fotos em cenários dos filmes “Godzilla II: Rei dos Monstros” e “MIB: Homens de Preto Internacional”, por conta de parcerias com os estúdios Warner e Sony. Já na ação “Feed 3D”, será possível se caracterizar e interpretar personagens na frente de um chroma key, resultando em um vídeo interativo.  Os telões do espaço da Sky terão  duas ativações interativas de realidade aumentada, desenvolvidas pela agência FCB Brasil, em parceria com a VZLab: na primeira, no “Tagurah Attack”, um game inspirado no mundo de Godzilla, o público poderá se transformar em um Tagurah gigante – um Kaiju criado exclusivamente pela SKY -, e assim como o Godzilla, destruir uma cidade inteira. Na segunda, a “Pista SKY Play Rock”, a partir da tecnologia Kinectic, os visitantes do evento poderão dançar ao se tornarem quatro diferentes tipos de avatares, inspirados nas temáticas de conteúdos presentes no Sky Play: ação, romance, sci-fi e fantasia.

Os telões localizados no segundo andar serão retráteis e revelarão um estúdio e set. Neles acontecerão interações com o público: entrevistas com artistas e o “Duelo Sky Play”, para mostrar quem sabe mais sobre trilhas sonoras dos filmes. Uma banda tocará trechos de trilhas sonoras e os times, formados por influenciadores e celebridades convidados, competirão. Durante o jogo, quem estiver passando pelo espaço poderá ajudar as equipes com as respostas a partir de dicas e memes que aparecerão nos próprios telões. Já no terceiro andar, um rooftop com vista para os palcos Mundo e Sunset receberá convidados da marca.

Seara

Na Rock District haverá ativação no espaço conceito da marca, com aplicação de tatuagem digital com a temática de bacon e comercialização de produtos. O espaço, em sintonia com a campanha e o movimento #BaconLovers, receberá convidados e influenciadores. Já no Gourmet Square serão dois espaços Seara, também com ativação de tatuagem digital, além de degustação de produtos com bacon e entrega de brindes. Já no gramado, “bacons gigantes” vão interagir com o público presente. As ações foram criadas pela F/Malta e integram a comunicação do lançamento da maior linha de bacon da Seara.

Sherwin-Williams e Colorgin

As marcas revitalizaram o túnel que liga as arenas olímpicas da Cidade do Rock, com uma galeria de grafites. A ação foi desenvolvida com curadoria artística do ateliê Labof. O espaço de 75 metros foi transformado em uma galeria de grafite e cenografia, por seis artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro, que produziram obras com as temáticas: “Mãe Natureza”, “Essência”, “Outro Olhar”, “Color”, “Hey, You” e “Sincronia Cósmica”.

Nissin

Pela segunda vez, a Nissin leva o Cup Noodles para o Rock in Rio. A marca é apoiadora do evento e comemorará os 27 anos de sua chegada ao Brasil com ações especiais para o público, iniciativas sustentáveis e o lançamento do seu novo sabor, o Cup Noodles Curry. Estão programadas apresentações musicais que acontecerão de hora em hora e contarão com a presença do CupMan, mascote da marca de macarrão instantâneo. O personagem realizará shows de guitarra, homenageando os artistas que fizeram história no rock mundial.

Tinder

O Tinder terá ativações em um espaço de 30 metros quadrados, com acesso para o público geral, no qual terá um grafite digital e interativo. Nele, as pessoas poderão tirar fotos e fazer intervenções artísticas para personalizar cada foto com uma lata de spray infravermelho. O local ainda contará com piscina de bolinhas, painel de LED, acessórios como skate e prancha de surfe, além de um balanço iluminado. O app criou ainda o Festival Mode no Tinder, um pin especial que poder ser acionado ao perfil. Com isso, será possível dar match com outras pessoas que também vão participar do Rock in Rio.

Colgate

A Colgate irá aproveitar o festival para promover o lançamento do Colgate Plax Ice Fusion. Além de um estande na Cidade do Rock com atividades para o público, terá personagens da marca circulando por toda a área do evento. A ideia é que eles representem a variedade de estilos musicais que podem se conectar. A Colgate também aproveitará o Rock in Rio para distribuir amostras do novo produto.

GloboPlay

A plataforma de conteúdo terá um espaço no qual oferecerá atrações como óculos de realidade virtual que levará o participante para dentro do Palco Mundo ao lado do seu artista favorito. Já na ativação que recebeu o nome de Garra Humana, o participante poderá pegar brindes em uma piscina. A iniciativa é assinada pela SRCOM.

Multishow

O Espaço Multishow, que este ano tem três andares, conta mais uma vez com o Glass Studio para influenciadores, além de um rooftop pra convidados e um andar de brincadeiras aberto ao público. A “Disco de Vinil”, por exemplo, vai colocar à prova o conhecimento musical e a mira dos participantes. A SRCOM é responsável pelo projeto.

 

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