Gol materializa Gal, sua assistente virtual, em Cumbica

Buscar

Gol materializa Gal, sua assistente virtual, em Cumbica

Buscar
Publicidade

Marketing

Gol materializa Gal, sua assistente virtual, em Cumbica

Inicialmente, por meio de 50 interações, robô tem o objetivo de tirar as dúvidas dos clientes da companhia aérea e guiá-los pelo aeroporto


22 de outubro de 2019 - 17h31

Gal passará por uma fase de testes de 30 dias no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (Crédito: Amanda Schnaider)

Há sete anos, a Gol Linhas Aéreas lançava sua assistente virtual, Gal, em seu site com objetivo de levar um atendimento automatizado e personalizado ao seu cliente. Agora, nesta terça-feira, 22, a companhia aérea lança o corpo físico de sua inteligência artificial (IA), na área de check-in do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. “A gente tirou a Gal do site e trouxe ela fisicamente para o aeroporto de Guarulhos para fornecer serviço e informação ao cliente de uma forma mais descontraída e divertida”, diz Carolina Trancucci, head de produtos e experiência do cliente da Gol.

Flavia Segura, gerente de TI da Gol, afirma que, nesta fase de testes, a robô, além de tirar dúvidas sobre questões relacionadas a despacho de bagagem e orientações de check-in, interagirá com os clientes de forma divertida. Gal poderá tirar selfies e responder a questões mais informais como qual é a sua cor favorita e se está comprometida. A gerente explica que Gal tem 50 interações e dez pontos mapeados por onde passará levando os clientes aos seus destinos dentro do aeroporto.

A companhia aérea pretende expandir o sistema para outros sete aeroportos do Brasil, como Congonhas, Galeão e Santos Dumont no ano que vem. “É uma prova de conceito, antes de sair expandindo para todos os aeroportos, a ideia é ser útil para o nosso cliente. Nesses 30 dias de experiência em Guarulhos, vamos saber como será a interação dela com os clientes”, completa. Flavia afirma que, num segundo momento, a Gol espera conectar Gal ao sistema da companhia para que ela possa realizar outros serviços como remarcação de voos e troca de assentos.

A Gal foi desenvolvida pela startup Pluginbot, que integra chatbots, IA e robôs em uma plataforma multicanal e inspirada em soluções da empresa chinesa Ubtech. Além disso, usa a tecnologia de IBM Watson, plataforma de inteligência artificial da IBM na nuvem.

**Crédito da imagem no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também