Por que a Claro decidiu investir na previsão do tempo

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Por que a Claro decidiu investir na previsão do tempo

Ao longo de todo o verão, operadora divulgará informações meteorológicas na TV, internet e peças de mídia out-of-home

Bárbara Sacchitiello
15 de janeiro de 2020 - 14h36

Tiago Leifert aparece diariamente dando informações sobre o clima nas diferentes regiões do País (Crédito: Divulgação)

O período do verão é uma época estratégica para as operadoras de celular. O fato de muitas pessoas estarem de férias, viajando ou passeando, faz com que a demanda por internet móvel cresça – e, consequentemente, que as operadoras aproveitem o período para promover seus pacotes e planos.

Neste ano, a Claro decidiu aproveitar o verão para uma estratégia de marketing diferente. Por meio de um trabalho de publicidade desenvolvido pela Talent Marcel, a empresa quer se associar às altas temperaturas e ao clima quente da estação do ano. Por isso, até o fim de março, a Claro estará na mídia para informar, diariamente, a previsão do tempo em diferentes locais do Brasil.

“A Claro traz o sol em sua marca, então, nada mais lógico e natural que dedicar uma campanha especialmente para o tema, e que também converse diretamente com a leveza e a proposta da marca, que é levar, pela conexão, diversão a todos os cantos do País”, diz Ane Lopes, diretora de marca e comunicação da Claro. Essa é a primeira campanha da operadora após a incorporação da marca Net na mesma bandeira, no ano passado.

A fase meteorológica da operadora teve início ainda em dezembro, quando o apresentador Tiago Leifert, garoto-propaganda da marca, apareceu em uma campanha televisiva para informar que a empresa estaria junto do público ao longo de todo o verão. Era um teaser de uma ação que começou a valer nos últimos dias. Nos intervalos dos telejornais da Globo e também de outras emissoras, Leifert já está aparecendo para divulgar a previsão do tempo do dia seguinte.

A ação exigiu uma grande operação de produção e mídia da Talent Marcel, como conta o CEO da agência, João Livi. “Montamos uma operação grande, complexa e que não dorme. As previsões do tempo são reais, e sempre acompanhadas de um produto ou serviço da Claro. O baiano pode ter chuva e curtir conteúdo com Now, ao mesmo tempo em que o gaúcho pode ter sol e navegar ilimitado na beira da praia”, exemplifica o criativo. A agência e Claro gravaram com Leifert todas as possibilidades de clima para que a operadora pudesse atender às reais condições meteorológicas de diferentes regiões do Brasil.

Além dos comerciais na TV, a ação também levará a previsão do tempo para a mídia exterior, com painéis informando o clima em relógios de rua, painéis de aeroporto e outros pontos de mobiliário urbano. Tais peças serão trocadas em tempo real, de acordo com a mudança do clima. “Do início ao fim do projeto, serão mais de duas mil execuções. Este projeto é muito forte em consolidar produtos, serviços e inovações dentro do guarda-chuva da Claro, e também de contar como este mundo Claro está próximo das pessoas, de acordo com suas necessidades e com as soluções certas”, pontua Livi.

Na opinião da diretora de marca e comunicação, os esforços dessa comunicação provocam engajamento e, consequentemente, ampliam a percepção da marca entre novos perfis de consumo. “A ideia da Claro é mostrar ao seu cliente que independente do clima – faça chuva ou faça sol – ele tem diversão garantida com os serviços da marca”, diz Ane.

A temporada de previsões do tempo também será divulgada nas mídias digitais, com estratégia liderada pela iD\TBWA. E na TV, além de Tiago Leifert nos filmes publicitários, a ação também terá ações de merchandising com os apresentadores Faustão, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga.

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