Rakuten une negócios e lança Rakuten Advertising

Buscar

Rakuten une negócios e lança Rakuten Advertising

Buscar
Publicidade

Marketing

Rakuten une negócios e lança Rakuten Advertising

Operação global busca dar insights e mídia para marcas anunciarem e, no Brasil, quer atrair players de finanças e viagens


12 de fevereiro de 2020 - 6h00

Nesta terça-feira, 11, a Rakuten Inc. anunciou a união de duas de suas empresas para a formação da Rakuten Advertising. A nova companhia oferecerá os serviços de performance da Rakuten Marketing, a base de dados de consumidores da Rakuten Intelligence e o inventário de formatos de mídia de todas as plataformas da holding, seja os anúncios no streaming Rakuten TV, nos aplicativos Viber, Viki e outros.

 

Abi Jacks, VP global de marketing da Rakuten Advertising, e Luiz Tanisho, country manager da empresa no Brasil, destacam que operação brasileira é uma das mais aceleradas em crescimento da companhia (Crédito: Denise Tadei)

A intenção da empresa é oferecer uma melhor experiência para marcas e publishers entenderem e alcançarem novos consumidores com uma combinação de insights sobre o consumidor, como ele compra online e apresentar o uso de técnicas como marketing de afiliação, grande foco da empresa no Brasil. “Consumidores têm se tornado cada vez mais inteligentes e demandado uma experiência melhor, então, estamos  juntando essas áreas de especialidades para lançar ao mercado”, diz Abi Jacks, vice-presidente global de marketing da Rakuten Advertising.

Essa união envolve novos investimentos em tecnologia. No ano passado, as empresas começaram a introduzir mais inteligência artificial, algoritmos e tecnologia de previsão para uma melhor performance dos serviços. Na opinião da executiva, a estimativa é de que a personalização vai começar a avançar cada vez mais rapidamente no cenário global. Portanto, o plano é que a Rakuten Advertising continue a implementar tais ferramentas.

“Inteligência artificial e o machine learning ajudam a meio que mastigarmos os números e libertar os profissionais de marketing para serem criativos e focarem suas energias no storytelling e como se conectar com o consumidor e não se preocupar com planilhas, dados e como juntar tudo isso”, coloca Abi.

A união dos três negócios acontece nos 29 países em que a Rakuten opera. É um movimento para que a plataforma também se globalize. Ainda assim, haverá algumas especificidades para o modus operandi da empresa em cada um deles. No Brasil, Abi considera que a empresa tem historicamente atuado na performance, que estuda o encaminhamento do consumidor para o final da compra. Agora, a Rakuten Advertising se direcionará em influenciá-lo mais cedo, construindo brand awareness.

Outra estratégia da operação brasileira é expandir a forma como os parceiros olham a companhia, que é conhecida em boa parte por seu programa de marketing de afiliados. “Queremos pegar os insights que temos do consumidor para que as pessoas não olhem apenas para o anúncio ou o marketing de afiliados como a parte central do diálogo, e sim para o começo e todos os touch points do consumidor antes de ele decidir fazer a compra”, afirma.

Tudo, argumenta a executiva, vai depender da estratégia da marca. Se ela quer expandir e trabalhar fora do seu local de origem, a Rakuten Advertising oferecerá inventário do streaming Rakuten TV e procurar os insights sobre consumidores que estão assistindo um conteúdo específico. Se a empresa prefere continuar no Brasil, pode focar nos serviços de performance.

De qualquer forma, a empresa afirma continuar comprometida com o avanço do marketing de afiliados no País. A operação brasileira é uma das que cresce mais dentre os países em que a Rakuten trabalha. Nos Estados Unidos, que é um dos principais mercados para a empresa, o serviço cresce, mas em um dígito. De acordo com a executiva, a meta é continuar evoluindo em tecnologia com IA e machine learning para direcionar as marcas para públicos que nem sempre estão claros e publishers e influencers, que não eram considerados anteriormente.

Outra missão é ganhar novos mercados como o de finanças e viagens. Segundo ela, a estratégia ainda é muito usada pelo varejo. “Nós estamos trabalhando para evangelizar o mercado. O marketing de afiliados deve ser transparente e ter estratégias. Nós queremos que o Brasil saiba que a Rakuten Advertising é a empresa para se buscar quando precisar de um programa de marketing de afiliados que é muito estratégico e não apenas focado no último click ou o cashback no final”, defende Luiz Tanisho, country manager da empresa no Brasil.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira