“É com informação que vamos superar”, diz CEO da Azul

Buscar

“É com informação que vamos superar”, diz CEO da Azul

Buscar
Publicidade

Marketing

“É com informação que vamos superar”, diz CEO da Azul

John Rodgerson reforça a importância da comunicação na retomada de negócios das companhias aéreas e comenta aprendizados de um dos setores mais atingidos pela crise


9 de junho de 2020 - 6h00

 

John Rodgerson: “A recuperação será gradual, mas ela vai acontecer. As pessoas precisam se deslocar, se conectar, fechar negócios, visitar parentes” (Crédito: Divulgação)

Se alguns setores se tornaram ainda mais essenciais durante a pandemia. Outros sentiram o impacto direto da ausência de demanda. É o caso do aéreo. Player relevante deste segmento no Brasil, a Azul, que teve receita de mais de R$ 11 bilhões no passado, chegou a ter 130 dos 150 aviões de sua frota no chão durante a pandemia. Neste contexto, John Rodgerson, CEO da Azul, vem expondo, desde o início da pandemia, que a situação é complexa.

Ao Meio & Mensagem, ele reforça, no entanto, o papel da comunicação e da informação na retomada gradual da demanda e destaca como esse momento deve ser levado também para a comunicação e marca. “O momento pede que sejamos ainda mais próximos de nossos clientes e tripulantes, e essa comunicação é voltada para todos eles”, diz John, se referindo à campanha “Os sonhos não param de voar”, lançada em abril.

Meio & Mensagem – Quais os desafios e aprendizados deste momento não só para o setor aéreo, mas também para o contexto da Azul?
John Rodgerson – Em toda crise, as pessoas, as empresas tiram lições e aprendizados. E nosso setor foi um dos mais atingidos por essa pandemia. A crise mostrou que, mesmo distantes, nós estamos nos mantendo unidos, como um time, que trabalha em busca do mesmo objetivo.

M&M – O quanto que a inovação, transformação digital e outras dinâmicas que já vinham sendo adotadas pela companhia ajudam em um momento como este?
Rodgerson – Esse foi outro grande aprendizado. Do dia pra noite, todas as nossas áreas administrativas passaram a trabalhar em casa. Isso exigiu um grande esforço da nossa área de TI, por exemplo, que criou suportes para auxiliar nossos tripulantes a acessar todos os sistemas de que eles necessitam para trabalhar. Conseguimos também colocar nosso time do call-center e do CCO (Centro de Operações) em home office sem que eles deixassem de dar suporte à operação. A tecnologia foi fundamental nesse processo pioneiro pra nós. Também com ela temos disponibilizado tablets em alguns aeroportos, para agilizar os processos de check-in, e, ao mesmo tempo, temos incentivado nossos clientes a fazer o check-in pelo app ou utilizar o aplicativo para tirar dúvidas sobre sua reserva.

M&M – Como você enxerga o setor aéreo, o turismo e as viagens corporativas passado esse período? Que tipos de impactos você enxerga nesses respectivos segmentos?
Rodgerson – Eu acho que ninguém será o mesmo depois da pandemia. Acredito que a recuperação será gradual, mas ela vai acontecer. As pessoas precisam se deslocar, se conectar, fechar negócios, visitar parentes, viajar para descansar. O que eu acredito é que todos estarão mais atentos aos cuidados com a limpeza e a higiene.

M&M – Como manter a imagem de marca neste momento e de que maneira continuar se relacionando com o consumidor?
Rodgerson – Neste momento, o consumidor está muito atento aos desdobramentos da propagação do coronavírus e como as marcas estão se posicionando diante da pandemia. Estamos ajudando no transporte de equipamentos de proteção e de cargas importantes, como a de medicamentos e de equipamentos para montagem de hospitais de campanha. Todos estão concentrados em ajudar o país agora e nós como uma empresa de pessoas estamos empenhados e colaborar com as comunidades.

M&M- Também neste contexto, qual o papel do marketing e da comunicação?
Rodgerson – Desde que a crise se agravou, nós suspendemos todas as nossas ações de marketing e comunicação, porque o mercado retraiu e o foco não era viajar e sim cuidar da saúde das pessoas. O papel da nossa área de marketing e comunicação tem sido, portanto, de ajudar a transmitir informações importantes e verdadeiras sobre o momento e sobre o que a Azul tem feito para colaborar com a comunidade e nossos tripulantes, porque são eles que são o pilar da nossa marca.

M&M – Inclusive, gostaria de que você comentasse a campanha “Os sonhos não param de voar”, a importância desse tom na comunicação
Rodgerson – O momento pede que sejamos ainda mais próximos de nossos clientes e tripulantes, e essa comunicação é voltada para todos eles. O filme da campanha compara o momento que vivemos com uma conexão, em todos os sentidos – na aviação, é uma pausa durante a viagem, e para as pessoas, é a proximidade mesmo à distância. Mas ele também traz um olhar para o futuro, é importante lembrarmos que este momento é só uma parte do caminho, e que todos decolaremos juntos em breve.

M&M – Por fim, qual o papel da liderança em um contexto como este e de que maneira você acha que a companhia sairá desse período?
Rodgerson – Acredito que o papel do líder é estar a serviço das pessoas, tirando dúvidas e deixando claro os próximos passos. É preciso ter uma comunicação aberta e que seja por uma via de mão dupla. Também temos enviado comunicações a nossos clientes atualizando a situação da empresa, os voos que temos operado e os cuidados que estamos tendo. Acho que é por aí que vamos sair desse período

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Moda Olímpica: marcas apresentam uniformes das delegações

    Moda Olímpica: marcas apresentam uniformes das delegações

    Riachuelo e Puma vestirão os integrantes do Time Brasil dentro e fora das quadras, enquanto Havaianas será, mais uma vez, o calçado oficial da delegação

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências