Los Angeles 2028 revela logo dinâmico

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Los Angeles 2028 revela logo dinâmico

Marca olímpica será atualizada por celebridades e atletas da cidade, como Billie Eilish, Steven Harrington e Chloe Kim


2 de setembro de 2020 - 14h00

(*) Ann-Christine Diaz, do AdAge

Enquanto os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 parecem estar a uma eternidade de distância, o comitê Olímpico e Paralímpico da Cidade dos Anjos revelou nesta terça-feira, 1º de setembro, seu logo oficial – um emblema dinâmico, em mutação, que busca refletir a criatividade e diversidade de Los Angeles pelas perspectivas de atletas olímpicos como Allyson Felix e Chloe Kim, assim como de artistas, incluindo Billie Eilish, Chaz Bojórquez e Steven Harrington.

Diferente de logos olímpicos do passado, o de L.A está sempre em transformação. Consiste em quatro elementos-chave, as letras “L” e “A”, para Los Angeles, o número 28, representando o ano dos Jogos e, claro, os arcos olímpicos. Enquanto o “L” e o 28 permanecem constantes, o “A” muda sempre, representando as personalidades e estilos de vários atletas e celebridades baseadas em Los Angeles, incluindo o patinador Adam Rippon, a snowboarder Kim, Felix, do atletismo e a ginasta Gabby Douglas; a corredora paralímpica Scout Bassett; o boxeador Chantel Navarro; a vencedora do Ammy Billie Eilish; a estrela do YouTube e apresentadora Lilly Singh; o artista Harrington; o talento do grafite Bojórquez; e a atriz e produtora Reese Witherspoon.

Em 2017, o Comitê Olímpico Internacional tomou uma decisão sem precedentes quando decidiu escolher os jogos de Verão de 2024 e 2028 ao mesmo tempo, concedendo-os, respectivamente, a Paris e Los Angeles. O COI tomou a decisão após as duas cidades competirem ferozmente pelos Jogos de 2024. “Estamos numa posição única de ter um prazo de oito anos”, afirmou Amy Gleeson, CMO de LA 28. Claro que os Jogos de Tokyo 2020 já tinham sido colocados em suspenso até o próximo ano.

O logo L.A. 2028 foi criado para a era digital. “Sabíamos que nosso logo teria de refletir o espírito de L.A, mas também olhar para o futuro”, diz Gleeson. “Como mantemos algo fresco e que nos permita estar conectados às pessoas ao olhar para o horizonte?”, acrescenta.

Ela diz que a organização tem trabalhado com múltiplos parceiros criativos em suas comunicações, incluindo Works Collective, Stink Studios, Media Monks, Cashmere Agency e Giant Spoon, baseadas em LA, assim como com o time de design da Nike para suas mensagens de agora até os Jogos. LA28 havia analisado um número grande de agências, de pequenas a grandes. Gleeson afirma que o time selecionou seus parceiros finais com base em suas experiências com o público-alvo, geração Z e millenials, que representam o ponto demográfico exato a ser atingido.
“Enquanto nosso público é qualquer pessoa que se defina fã da Olimpíada, também queremos nutrir uma conexão mais profunda com a audiência que estará em seus 20 ou  30 anos de idade quando os Jogos ocorrerem”, ela diz.

Ao trabalhar com variados atletas e profissionais criativos para elaborar seus “A”s personalizados, Gleeson conta que alguns desenvolveram sozinhos seus símbolos – caso do artista Harrington, por exemplo. Outros, como Eilish, atuaram com suas próprias equipes, enquanto alguns, em colaboração com os parceiros criativos de LA28, para dar vida ao que seu esporte ou a Olimpíada representam para eles.

À luz dos conflitos sociais que transpiram no mundo hoje, Gleeson afirma que o novo logo também serve como um veículo por meio do qual os Jogos podem amplificar vozes diversas, incluindo a de seus atletas. “Há muita coisa acontecendo agora e sentimos que era importante fazer parte da conversa e da solução. Temos uma plataforma global para dar vida ao que somos e defendemos como organização anti-racista”, pontua.

“Esportes são uma parte especial da nossa cultura global, conectando pessoas e fãs através de comunidades e por todo o mundo”, adicionou em comunicado o presidente da LA28, Casey Wasserman. “Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos LA28 serão uma plataforma para histórias individuais de triunfo, derrotas e oportunidades, uma vez que reconhecemos e reverenciamos a diversidade humana e sonhos para o futuro”, acrescentou.

2028 será o terceiro ano em que Los Angeles sediará os Jogos Olímpicos de verão e a primeira vez que também abrigará os Paralímpicos.

Os Jogos Olímpicos de verão 2028 não são a primeira vez em que vimos um logo dinâmico representar a cidade de Los Angeles. Em 2017, a 72andSunny criou a campanha “LA Original” para enfatizar a variedade de makers e produtores locais. O logo consistia num ícone LA alongado que abarcava imagens sempre em mutação e artes da diversa comunidade criativa da Cidade dos Anjos. A agência também trabalhou com a cidade quando esta competia para se tornar a casa dos Jogos de 2024.

(*) Tradução: Roseani Rocha

Crédito da imagem no topo: Reprodução

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