Electrolux aposta no consumo consciente como tema de campanhas

Buscar

Electrolux aposta no consumo consciente como tema de campanhas

Buscar
Publicidade

Marketing

Electrolux aposta no consumo consciente como tema de campanhas

Plano de marketing da marca consiste em levantar questões sobre sustentabilidade em pilares de cuidado, cozinha e wellbeing para posicionamento global


5 de maio de 2021 - 19h02

Ação apresenta refrigerador da Electrolux como forma eficiente de conservar alimentos (Crédito: Divulgação)

Frente às 41 mil toneladas de alimentos desperdiçados por dia no Brasil, segundo dados do Programa Mundial de Alimentos, a alta no preço dos alimentos e a fome no País, a Electrolux passou a pautar suas ações na conscientização do consumo. O lançamento mais recente da marca foi a campanha #NãoJogaForaNoLixo, uma versão do hit da cantora Sandra de Sá, adaptada na voz de Negra Li. O filme, criado pela DPZ&T ao lado da Soko, foi exibido na grade da TV Globo na final e na semifinal do Big Brother Brasil 21 para atingir um público grande.

O posicionamento da empresa acerca do tema permeia toda a estratégia de comunicação com os clientes desde outubro do ano passado, com a divulgação da plataforma que tinha como ponto de partida o desejo de melhorar a vida dos consumidores através do que a Electrolux oferece. “A escolha foi falar de consumo consciente e como os nossos produtos podem ajudar numa escolha melhor”, explica Cristina Duclos, vice-presidente de marketing da Electrolux na América Latina. Ela afirma, ainda, que a ação posiciona a empresa com uma marca que oferece mais do que grandes eletrodomésticos, como geladeiras. 

Explorando os territórios de cuidado, cozinha e well-being, a iniciativa global da companhia sueca visa firmar compromisso de aprimorar o dia a dia dos clientes a partir da sustentabilidade. Uma das decisões nesse sentido foi diminuir a emissão de carbono. Em 2020, a apresentadora Fátima Bernardes usou looks repetidos durante três dias como parte de ação para divulgar a  nova linha de máquinas de lavar da Electrolux, chamada pela VP de marketing de máquina de cuidar. “Somos uma empresa que precisa promover toda a inovação que a gente vem fazendo, em que os produtos são lançados todos os anos, mas também mandando um recado importante para a sociedade”, aponta Duclos. 

Figuras como Rita Lobo, Silvia Braz e Lufe Gomes são embaixadores da marca nos pilares nos quais ela atua. A modelo e culinarista Rita Lobo atua no âmbito de taste – parte do território de cozinha da marca – e ensina, por exemplo, a utilizar alimentos que estejam sobrando na geladeira para preparar uma refeição e, assim, evitar o desperdício. As provas da sustentabilidade também acompanham os produtos. Em lançamento recente de um filtro de água, a empresa apresenta ao consumidor quantas garrafas de plástico ele deixa de utilizar a partir do uso do eletrodoméstico. 

Futuro consciente

Cristina Duclos conta que, ao lado de influenciadores digitais, a proposta da Electrolux para 2021 é continuar investindo em presença digital fomentando o posicionamento sustentável e de consumo consciente, sempre baseando-se em pesquisas acerca da jornada do consumidor principalmente no que diz respeito ao comportamento ligado aos hábitos criados pela pandemia e à prestação de serviços. Entrando em novas plataformas, a companhia pretende realizar ações no TikTok, a rede social do momento que vem conquistando marcas.

A continuidade da peça #NãoJogaForaNoLixo será dada a partir de um novo produto de refrigeração, bem como de outros aparelhos com funções de preparo de alimentos. De acordo com a vice-presidente de marketing, a Electrolux deverá lançar mais de mais de 100 produtos diferentes na divisão de small products ainda neste ano. O planejamento de marketing dá continuidade a um plano de presença publicitária e midiática que teve início em 2018, quando a marca deixou de ser “low profile”, nas palavras de Duclos. Para o dia das mães, a companhia irá adaptar as plataformas próprias e de parceiros para celebrar a data.  

Na revolução do e-commerce, a Electrolux conta com a função de realidade aumentada para melhorar a experiência do consumidor no momento de compra. Além disso, a empresa oferece uma ferramenta que orienta o cliente para que ele faça a melhor decisão perante um portfólio extenso e diversas marcas que estão no mercado. “Essa é a grande mudança da Electrolux para os próximos anos: ser uma marca mais protagonista, com causa muito forte – que é a questão do consumo consciente e do bem viver – e uma marca que está olhando a jornada do consumidor”, declara a VP. 

Confira o vídeo completo da campanha #NãoJogaForaNoLixo:

 

*Crédito da imagem no topo: Eugenesergeev/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Na maioridade, Galinha Pintadinha evolui conteúdos e tendências

    Na maioridade, Galinha Pintadinha evolui conteúdos e tendências

    Com produção de novo filme, marca explora oportunidades oferecidas pelos streamings e redes sociais para acompanhar novas gerações

  • Track&Field abre primeira loja no continente europeu

    Track&Field abre primeira loja no continente europeu

    Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas