Electrolux aposta no consumo consciente como tema de campanhas
Plano de marketing da marca consiste em levantar questões sobre sustentabilidade em pilares de cuidado, cozinha e wellbeing para posicionamento global

Ação apresenta refrigerador da Electrolux como forma eficiente de conservar alimentos (Crédito: Divulgação)
Frente às 41 mil toneladas de alimentos desperdiçados por dia no Brasil, segundo dados do Programa Mundial de Alimentos, a alta no preço dos alimentos e a fome no País, a Electrolux passou a pautar suas ações na conscientização do consumo. O lançamento mais recente da marca foi a campanha #NãoJogaForaNoLixo, uma versão do hit da cantora Sandra de Sá, adaptada na voz de Negra Li. O filme, criado pela DPZ&T ao lado da Soko, foi exibido na grade da TV Globo na final e na semifinal do Big Brother Brasil 21 para atingir um público grande.
O posicionamento da empresa acerca do tema permeia toda a estratégia de comunicação com os clientes desde outubro do ano passado, com a divulgação da plataforma que tinha como ponto de partida o desejo de melhorar a vida dos consumidores através do que a Electrolux oferece. “A escolha foi falar de consumo consciente e como os nossos produtos podem ajudar numa escolha melhor”, explica Cristina Duclos, vice-presidente de marketing da Electrolux na América Latina. Ela afirma, ainda, que a ação posiciona a empresa com uma marca que oferece mais do que grandes eletrodomésticos, como geladeiras.
Explorando os territórios de cuidado, cozinha e well-being, a iniciativa global da companhia sueca visa firmar compromisso de aprimorar o dia a dia dos clientes a partir da sustentabilidade. Uma das decisões nesse sentido foi diminuir a emissão de carbono. Em 2020, a apresentadora Fátima Bernardes usou looks repetidos durante três dias como parte de ação para divulgar a nova linha de máquinas de lavar da Electrolux, chamada pela VP de marketing de máquina de cuidar. “Somos uma empresa que precisa promover toda a inovação que a gente vem fazendo, em que os produtos são lançados todos os anos, mas também mandando um recado importante para a sociedade”, aponta Duclos.
Figuras como Rita Lobo, Silvia Braz e Lufe Gomes são embaixadores da marca nos pilares nos quais ela atua. A modelo e culinarista Rita Lobo atua no âmbito de taste – parte do território de cozinha da marca – e ensina, por exemplo, a utilizar alimentos que estejam sobrando na geladeira para preparar uma refeição e, assim, evitar o desperdício. As provas da sustentabilidade também acompanham os produtos. Em lançamento recente de um filtro de água, a empresa apresenta ao consumidor quantas garrafas de plástico ele deixa de utilizar a partir do uso do eletrodoméstico.
Futuro consciente
Cristina Duclos conta que, ao lado de influenciadores digitais, a proposta da Electrolux para 2021 é continuar investindo em presença digital fomentando o posicionamento sustentável e de consumo consciente, sempre baseando-se em pesquisas acerca da jornada do consumidor principalmente no que diz respeito ao comportamento ligado aos hábitos criados pela pandemia e à prestação de serviços. Entrando em novas plataformas, a companhia pretende realizar ações no TikTok, a rede social do momento que vem conquistando marcas.
A continuidade da peça #NãoJogaForaNoLixo será dada a partir de um novo produto de refrigeração, bem como de outros aparelhos com funções de preparo de alimentos. De acordo com a vice-presidente de marketing, a Electrolux deverá lançar mais de mais de 100 produtos diferentes na divisão de small products ainda neste ano. O planejamento de marketing dá continuidade a um plano de presença publicitária e midiática que teve início em 2018, quando a marca deixou de ser “low profile”, nas palavras de Duclos. Para o dia das mães, a companhia irá adaptar as plataformas próprias e de parceiros para celebrar a data.
Na revolução do e-commerce, a Electrolux conta com a função de realidade aumentada para melhorar a experiência do consumidor no momento de compra. Além disso, a empresa oferece uma ferramenta que orienta o cliente para que ele faça a melhor decisão perante um portfólio extenso e diversas marcas que estão no mercado. “Essa é a grande mudança da Electrolux para os próximos anos: ser uma marca mais protagonista, com causa muito forte – que é a questão do consumo consciente e do bem viver – e uma marca que está olhando a jornada do consumidor”, declara a VP.
Confira o vídeo completo da campanha #NãoJogaForaNoLixo:
*Crédito da imagem no topo: Eugenesergeev/iStock