Pesquisa da Globo revela intenção de compra do brasileiro

Buscar

Pesquisa da Globo revela intenção de compra do brasileiro

Buscar
Publicidade

Marketing

Pesquisa da Globo revela intenção de compra do brasileiro

Carência em experiencias externas, adaptação aos novos cenários e a retomada gradual de setores afetados são temas abordados pelo estudo


16 de setembro de 2021 - 15h15

Estudo revela que os consumidores estão otimistas com a retomada (Crédito: Gonghuimin/Pixabay)

A Globo apresentou na última quinta-feira, 16, no Latam Retail Show, um estudo a respeito dos hábitos de consumo dos brasileiros. Realizada a partir de entrevistas com 1.700 pessoas acima dos 18 anos, das classes ABC de todas as regiões do país, coletadas entre 24 e 25 de agosto, a pesquisa indica que a pandemia afetou diretamente a vida financeira dos consumidores, já que 53% deles declararam que tiveram que cortar gastos.

Alguns dos serviços mais afetados pela queda de consumo foram turismo (41%), lazer (60%) e vestuário (50%). No entanto, outro apontamento indica que a população está otimista em relação a retomada, cerca de 30% dos respondentes acreditam que estarão melhores financeiramente ainda em 2021.

Por isso, vestuário (chegando a representar 48% das intenções de compra a curto prazo), autocuidado, turismo e lazer, além de bebidas alcoólicas se destacam entre as compras no curto prazo. Questões de saúde também devem voltar a pauta do consumidor brasileiro. Saúde física (33%) e saúde mental (24%) são tipos de consumo que devem ter uma crescente ainda no ano de 2021.

Comportamento do consumidor

A pandemia e o distanciamento social também implicaram numa mudança na forma que o cliente consome os bens. Muitos deles, se planejam para sair apenas uma vez quando precisa fazer compras (55%), e preferem ter alguém que explique sobre o produto antes de decidir sobre a compra (59%).

Para o online, as trocas têm sido um assunto delicado. Para 63% dos consumidores, trocar produtos comprados pela internet é uma experiência difícil, enquanto 52% revelam que o excesso de informações disponíveis dificulta o processo de compras.

A experiência de consumo vale muito para os clientes. Por isso, 72% dos respondentes afirmam que procuram produtos com melhor qualidade, mesmo que o custo seja maior. Além disso, eles declaram que marcas que se preocupam com o meio ambiente são preferidas (86%).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil