Prefeitura considera touro da B3 publicidade irregular

Buscar

Prefeitura considera touro da B3 publicidade irregular

Buscar
Publicidade

Marketing

Prefeitura considera touro da B3 publicidade irregular

Escultura instalada em São Paulo foi considerada peça publicitária pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana; B3 retirou a obra da cidade


23 de novembro de 2021 - 18h49

Touro de Ouro, que faz referência ao Touro de Wall Street, foi instalado no último dia 16 em São Paulo (Crédito: Divulgação/B3)

Atualizada em 24/11, às 8h03

A escultura do touro de ouro, que foi instalada no último dia 16 em frente à Bolsa de Valores brasileira, a B3, foi retirada do centro de São Paulo.

De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), orgão da Secretaria Municipal de Urbanismo responsável por fiscalizar o cumprimento da Lei Cidade Limpa, concluiu nessa terça-feira, 23, que a escultura, que faz referência ao touro de Wall Street, é uma peça publicitária que foi instalada de forma irregular e que, por isso, deveria ser removida do local.

A retirada do Touro de Ouro aconteceu na noite da própria terça-feira, 24. A B3 foi responsável pela remoção da obra.

O debate da CPPU avaliou se a escultura poderia ser considerada uma obra de caráter cultural, de interesse público, ou se trata-se de uma peça publicitária. A conclusão foi de que o touro dourado é uma peça publicitária e que não teve autorização do governo para ser instalada. Os membros da comissão criticaram o fato de a obra ser associada a uma das marcas de seu idealizador, Pablo Spyer, sócio da XP e presidente da empresa de educação financeira Vai Tourinho.

Segundo a Folha, o debate dividiu a comissão. Alguns membros argumentaram que a escultura atraiu público para a região central da cidade, o que é positivo para o comércio. Na decisão final, cinco integrantes consideraram a estatueta uma peça publicitária enquanto quatro votaram pela permanência da obra.

Em nota enviada à Folha, a B3 havia informado, no entanto, que a escultura do touro possui autorizações vigentes dos orgãos municipais, requisitados pela empresa Dmaisb Arquitetura e Construção, que faz parte do projeto. Segundo a empresa, a Dmaisb obteve alvará da Prefeitura no dia 15 de novembro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras