Boticário quer levar aroma dos produtos para as redes sociais

Buscar

Boticário quer levar aroma dos produtos para as redes sociais

Buscar
Publicidade

Marketing

Boticário quer levar aroma dos produtos para as redes sociais

A iniciativa foi projetada em parceria com a W3haus e começa a ser difundida a partir da campanha de Natal


13 de dezembro de 2021 - 16h11

Recurso de legenda olfativa já está disponível nas redes sociais da marca (Crédito: Divulgação / Facebook)

Com intuito de expandir as políticas de acessibilidade da marca em suas redes sociais, O Boticário desenvolveu uma ferramenta que auxilia as pessoas a sentirem as fragrâncias associadas aos produtos, que pode ser acessada pela tag #QueCheiroTem. A iniciativa foi projetada em parceria com a W3Haus, que é a agência que cuida da parte de social media da empresa, e já está disponível nas redes, desde o início da campanha de Natal.

Uma das preocupações da empresa foi com relação às pessoas que perderam a sensibilidade olfativa, uma das sequelas deixadas pela Covid-19. E por isso, em sua campanha de Natal, O Boticário decidiu reforçar a reconexão por meio da memória olfativa.

Renata Gomide, diretora de marketing do Grupo Boticário, explica que a iniciativa #QueCheiroTem faz parte das práticas de inclusão, que são promovidas pela marca desde 2018, com a tag #ParaCegoVer, que traduz as imagens para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso aos conteúdos publicados. “#QueCheiroTem chega para expandir a cultura da acessibilidade nas redes sociais da marca e permite que pessoas com alguma disfunção olfativo sejam impactadas por nossas fragrâncias”, comenta.

Para que isso aconteça, a marca irá adicionar às publicações uma legenda que levará os consumidores a experimentarem a sensação de reviver um momento ou imaginar um cheiro, por meio de histórias e explicações sobre os tons olfativos da fragrância. Cesar Veiga, expert em fragrâncias do Grupo Boticário, comenta que o olfato é o sentido que tem uma conexão direta com o processamento emocional e que tem o poder de recriar lembranças. “Baseado nos conceitos de sinestesia, principalmente como figura de linguagem, é possível estabelecer uma relação de associações de palavras, imagens e até mesmo sons que vão descrever a sensação do cheiro provocando nossos outros sentidos”, explica.

O especialista completa dizendo que esse é um recurso muito utilizado na literatura, para ambientar o leitor no lugar que a personagem se encontra. “Imagine aquele cheiro do passeio no parque onde a brisa suave traz consigo o colorido das flores recém-abertas levemente úmidas pelo orvalho da manhã, trazendo um frescor delicado, e pela doçura do néctar. Neste exemplo, conseguimos passar a sensação de que a fragrância contém flores como elemento principal, é fresca, alegre, pelo colorido, e levemente adocicada”, contextualiza, Veiga.

A iniciativa faz parte do pilar de Diversidade Sensorial, um dos pontos de atuação do Centro de Pesquisa do Olfato, da área recém-criada pela marca, que se dedica ao estudo do olfato. “Entendemos que é um recurso efetivo e inclusivo. Por isso, decidimos fazer dele perene em nossa comunicação em redes sociais. Não apenas como aliado quando a assunto é perfumaria”, finaliza Renata Gomide.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia

  • Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Perse prevê a concessão de R$ 15 bilhões, até 2026, em isenção de alguns impostos para empresas atuantes no segmento; algumas atividades econômicas foram excluídas do projeto