Dez anos depois, Cidade Limpa enfrenta desafios

Buscar

Dez anos depois, Cidade Limpa enfrenta desafios

Buscar
Publicidade

Mídia

Dez anos depois, Cidade Limpa enfrenta desafios

Lei sofre impactos da diminuição da fiscalização


25 de janeiro de 2017 - 15h27

Em 1º de janeiro de 2007, entrava em vigor a Lei Cidade Limpa na capital paulista. O texto, que em linhas gerais regula a propaganda em outdoors e placas de estabelecimentos comerciais e estabelece a volta da publicidade por meio de mobiliário urbano, transformou a paisagem urbana da cidade e tornou-se um marco histórico para São Paulo.

cidade-limpa-texto

Trecho da Av. Ibirapuera antes (2005) e depois (2008) da Lei Cidade Limpa (Wikipedia/Creative Commons)

Para Enio Moro Junior, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Belas Artes, a proposta da Cidade Limpa não foi radical, apesar de causar um desconforto. “É uma lei democrática, porque são as mesmas regras para todos os tipos de estabelecimentos, além de diminuir a poluição visual e valorizar o patrimônio de arquitetura”, afirma o especialista, que também foi responsável por implementar a Lei Cidade Limpa no município de São Caetano do Sul, com inspiração na lei da metrópole vizinha.

Enio comenta, no entanto, que a gestão do prefeito Fernando Haddad deixou a lei em segundo plano, ainda que tenha estimulado uma maior ocupação dos espaços públicos. “A estrutura de fiscalização foi desmontada, e irregularidades passaram a ocorrer, como o aumento de toldos fixos, quando a lei só permite o toldo retrátil”.

Enquanto em 2011 a Prefeitura aplicou cerca de 4.591 multas, o que trouxe aos cofres públicos cerca de R$ 17,3 milhões, em 2015 as autuações diminuíram para um total de 433. Já em 2016, foram aplicadas 512 multas, segundo a Prefeitura. Quando questionada sobre a diminuição, a gestão Haddad declarou a mais de uma publicação jornalística que a diminuição das multas estava ligada a uma maior conscientização da população sobre a lei, além da dificuldade de multar ações irregulares, como cartazes em postes.    

Representante da sociedade civil na Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, órgão colegiado que também conta com membros da Prefeitura e tem entre suas atribuições deliberar, com base na Lei Cidade Limpa, sobre a aplicação de anúncios e mobiliário urbano na cidade, Laura Sobral comenta que é praticamente impossível que as prefeituras regionais (antigas subprefeituras) façam essa fiscalização, por falta de estrutura e pessoal. “São Paulo é gigantesca. O ideal seria um aplicativo que permitisse aos cidadãos denunciarem”.   

687px-Kassab_propaganda

Idealizador da Lei, prefeito Gilberto Kassab notifica anúncio irregular (Wikipedia/Creative Commons)

Desafios

Desde o surgimento da lei, a dinâmica publicitária praticada em São Paulo também se modificou. Laura, que também preside a ONG A Cidade Precisa de Você, afirma que é cada vez mais comum chegarem à Comissão pedidos que buscam brechas na Lei Cidade Limpa. “Marcas e anunciantes argumentam, por exemplo, que um painel com uma hashtag gigante não é anúncio, quando na verdade é porque faz parte de uma campanha”. O mesmo acontece com marcas que utilizam sua identidade visual em toldos e placas de estabelecimentos, afirma Enio.  

Outro problema acontece com luminosos e painéis eletrônicos. Laura comenta que é difícil fiscalizar tais suportes, porque são dinâmicos e um anúncio ou algo que remeta à marca inapropriadamente pode aparecer por poucos segundos, escapando à presença do fiscal. “Vários edifícios estão sendo projetados com fachadas luminosas, e temos que repensar a lei e os impactos disso”, afirma. Segundo Laura, um grupo de trabalho da Comissão vem discutindo os suportes digitais com mais profundidade. Para Enio, o problema está no fato da lei não prever novas tecnologias.     

O professor também menciona que o modelo publicitário na forma de mobiliário urbano aplicado na capital poderia ter sido melhor. Previsto já no texto de 2006, a Otima conquistou a exploração dos pontos de ônibus e a JC Decaux conquistou os relógios de rua nas concorrências feitas em 2012. Enio acredita que não houve uma distribuição homogênea do mobiliário pelo território da cidade. “Deveria haver um balizador: para cada peça colocada nas áreas de interesse do mercado, poderiam ser colocados dois em áreas mais distantes. O modelo implantado na cidade ficou solto nesse sentido”.

concurso-2

Abrigo para parada de táxi feito para o concurso de mobiliário urbano paulistano, realizado no ano passado pela SP Urbanismo (divulgação: Prefeitura de São Paulo)

Outra ação que também desafia a Cidade Limpa é o projeto de lei que autoriza painéis de publicidade nas cerca de 3.500 bancas de jornal e revista da cidade. Aprovado em primeira votação no ano passado, o projeto segue em trâmite na Câmara Municipal, precisando de mais um aval dos vereadores em plenário, além da sanção e regulamentação do prefeito. “Isso não vai acontecer. Tenho muito respeito pelos jornaleiros, mas nenhuma atividade que permita a publicidade sem o benefício real para a população será estudada”, declarou João Doria em outubro, depois da eleição, num evento em Buenos Aires. Enio, assim como outros urbanistas e especialistas, consideram a medida como o maior ataque já feito à Lei Cidade Limpa desde sua criação.   

Mudanças com João Doria

Procurada pelo Meio & Mensagem, a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, responsável pela fiscalização da Lei Cidade Limpa, informou por meio de nota que “estão sendo feitas reuniões para avaliação da lei”. Na semana passada, a Prefeitura divulgou a permissão de propaganda nas praças da cidade, com obediência à Cidade Limpa. João Doria também anunciou, no último sábado (21), a reforma e manutenção de 16 banheiros do Parque do Ibirapuera, que devem ser entregues ainda no 1º semestre deste ano. De acordo com o prefeito, a Cyrela fará a reforma, enquanto a Unilever será responsável pela manutenção dos espaços com materiais de higiene por um ano.

A Prefeitura não respondeu aos questionamentos sobre a proposta de flexibilização nas regras da Cidade Limpa mencionada por João Doria durante a campanha, com o objetivo de atender às concessões prometidas por ele em espaços como o Estádio do Pacaembu, parques, ciclovias, e cemitérios públicos. O órgão também não se posicionou sobre os rumos dos resultados do concurso de ideias para o mobiliário urbano paulistano, realizado no final do ano passado pela SP Urbanismo, empresa pública ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. O concurso reuniu propostas para quiosque multiuso, abrigo em parada de táxi, bancos, lixeiras, sanitário público, bebedouros, paraciclos, balizadores e guarda copos – elementos que podem, dependendo do modelo implantado, receber exploração de publicidade.        

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital