WhatsApp compartilhará dados de usuários com Facebook

Buscar

WhatsApp compartilhará dados de usuários com Facebook

Buscar
Publicidade

Mídia

WhatsApp compartilhará dados de usuários com Facebook

Novo termo de privacidade torna obrigatório o compartilhamento de informações como número de telefone, dados de transações, endereço IP e dados sobre interações com outros contatos


6 de janeiro de 2021 - 16h59

A partir de 8 de fevereiro, o WhatsApp passará a exigir que usuários permitam o compartilhamento de seus dados com o Facebook, que é dono da plataforma de mensagens. Nesta quarta-feira, 6, os usuários começaram a ser notificados sobre uma atualização nos termos de privacidade da plataforma.

 

Usuários já começaram a ser notificados sobre novos termos (Crédito: Stockcam/istock)

Com a mudança, será obrigatório o compartilhamento de informações como número de telefone, dados de transações, endereço IP, dados de dispositivo, dados sobre as interações com outros contatos (pessoas ou empresas), grupos em que o usuário ingressou e seus status. Além do próprio Facebook, as informações poderão ser compartilhadas com outras empresas pertencentes à big tech.

Segundo o WhatsApp, o objetivo da alteração é promover uma maior integração da plataforma com os demais serviços da companhia liderada por Mark Zuckerberg. “Precisamos de certas informações para fornecer nossos serviços”, disse a empresa em nota. Entre esses serviços estão exibição de anúncios personalizados, personalização de recursos, sugestões de amigos, conexões de grupo e conteúdos, além da promessa de facilitar o pagamento de compras pelo WhatsApp, com o Facebook Pay.

Mudança no discurso
Em 2014, quando o Facebook comprou o WhatsApp, a companhia garantiu a total privacidade dos dados, confirmando a opção por não compartilhá-los com outros serviços. Na época, a rede social afirmou, em publicação feita no blog oficial do WhatsApp, que “o respeito pela sua privacidade está codificado em nosso DNA e construímos o WhatsApp em torno do objetivo de saber o menos possível sobre você”.

Entretanto, em dois anos após esse anúncio, em 2016, o WhatsApp mudou seus termos de privacidade. Porém, diferentemente da alteração de agora, os usuários podiam optar por não compartilharem suas informações pessoais entre as duas plataformas.

*Crédito da imagem no topo: ivanastar/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também