Marcas ampliam quantidade de fãs no Instagram

Buscar

Marcas ampliam quantidade de fãs no Instagram

Buscar
Publicidade

Mídia

Marcas ampliam quantidade de fãs no Instagram

Nova edição do relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP) aponta que os perfis de anunciantes na rede conseguiram mais fãs do que os de influenciadores no terceiro trimestre


22 de novembro de 2021 - 16h14

(Crédito: Souvik Banerjee/Unsplash)

Nos meses de julho, agosto e setembro, as marcas tiveram um crescimento de 3,7% no número de fãs do Instagram, na comparação com os meses anteriores de 2021. O índice foi apresentado pela edição mais recente do relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), elaborado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) do Centro Universitário Faap e a Emplifi.

Essa edição do relatório apresenta um novo formato em relação às anteriores. Elaborado desde 2014, o estudo, agora, apresenta os resultados mensurados com base em perfis cadastrados na plataforma da Emplifi, de acordo com diferentes categorias. Antes, a pesquisa considerava apenas os 100 perfis com mais interações em cada um desses grupos. Segundo o coordenador do núcleo de inovação em mídia digital da Faap, professor, Eric Messa, a mudança tem o objetivo de trazer dados mais próximos da realidade.

De acordo com o estudo os perfis de marcas cresceram mais, em quantidade de fãs, do que os de influenciadores. Enquanto os perfis de anunciantes tiveram um aumento de 3,7% no trimestre, os perfis de influenciadores apresentaram aumento de 1,5%, na quantidade de fãs, em relação ao trimestre anterior. Os detalhes do estudo podem ser vistos na página do relatório.

O relatório aponta que o motivo para esse movimento está, entre outras coisas, na melhora do desenvolvimento de conteúdo pelos perfis de marcas, que estão mais assertivos em sua comunicação. Além disso, a abertura da economia, com o enfraquecimento da pandemia, o que aumenta o interesse do consumidor por novos produtos e serviços.

O nível de engajamento dos influenciadores, no entanto, ainda é superior ao das marcas. Uma foto postada por um influenciador teve, na média, 7.424 interações no período, enquanto as fotos postadas por marcas, em média, tiveram 181 interações. A pesquisa Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP) aponta, ainda, que a forma preferencial de interação com o Instagram ainda é o like.

Facebook
O estudo da Faap e da Emplifi também aponta que o Facebook ainda possui um papel importante para as estratégias de marcas e influenciadores. A categoria Mídia, que agrega as plataformas de notícias na rede social, foi a que recebeu maior número de interações no trimestre.

Cada post feito nesse segmento teve, em média, 70 mil interações (entre curtidas, reações, comentários e compartilhamentos). O professor Tiago Costa, que participou do estudo, alerta que, embora os influenciadores tenham no Instagram, TikTok e no YouTube suas principais plataformas, o Facebook também acaba sendo importantes para as interações. De acordo com o professor, cada página de influenciador na rede social tem, em média 461 mil fãs.

O estudo também mostra, no entanto, que a porcentagem de posts impulsionados no Facebook ainda é baixa em relação às publicações impulsionadas em todas as páginas. As marcas são os perfis que mais investem em impulsionamento pago de conteúdo. Porém, apenas 10,6% dos posts feitos por marcas no Facebook recebem verba para ampliar seu alcance.

.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • The Content Group lança programa de formação de creators

    The Content Group lança programa de formação de creators

    Programa visa formar criadores de conteúdo capazes de buscar insights em dados, criar ideias e executá-las

  • Chevrolet antecipa lançamento de carro aos finalistas do BBB 24

    Chevrolet antecipa lançamento de carro aos finalistas do BBB 24

    Modelo Trailblazer será entregue como prêmio ao vencedor do reality, em final que acontece na noite desta terça-feira, 16