Plataformas investem em prêmios para se relacionar com o mercado

Buscar
Publicidade

Mídia

Plataformas investem em prêmios para se relacionar com o mercado

Google está na fase final das inscrições para o Premier Partner Awards e a Meta, recentemente, anunciou premiação para vídeos do Brasil, México e Argentina

Bárbara Sacchitiello
30 de junho de 2022 - 7h43

Atualizada às 09h45

Os prêmios e o reconhecimento dos trabalhos criativos de agências e anunciantes fazem parte das relações dos veículos com a indústria publicitária, de forma geral. Em 1978, a Globo criou o Profissionais do Ano, uma das mais tradicionais premiações do gênero que elege as campanhas e ações mais criativas que fizeram parte de sua programação.

 

Premier Partners Awards reconhece as agências que utilizaram de maneira mais criativa as ferramentas do Google (Crédito: Reprodução)

Da mesma forma, há mais de uma década, o SBT premia o comercial mais criativo que permeou sua grade na premiação O Melhor Comercial do Brasil. Outros veículos, como o Estadão, também já tiveram iniciativas para celebrar a indústria criativa, que acaba sendo elemento fundamental da manutenção de seus negócios.

Já há algum tempo, as plataformas de tecnologia e redes sociais, que passaram a ser um elemento importante na cadeia de comunicação, também detectaram a importância de estreitar os laços com a comunidade publicitária por meio de iniciativas de premiação e celebração de trabalhos.

O Google, por exemplo, encerra nesta sexta-feira, 1, as inscrições para o Premier Partner Awards, premiação global que reconhece as agências de publicidade que mais se destacaram ao desenvolver campanhas originais por meio das ferramentas de marketing digital da companhia. Nesse caso, as agências vencedoras conquistam o selo Premier, do programa Google Partners.

Segundo o Google, as agências podem se inscrever nas categorias Reconhecimento de Marca, Geração de Leads, Vendas on-line, Crescimento de Apps, Crescimento Internacional e Excelência no Local de Trabalho. A cerimônia de premiação acontece em Nova York, no segundo semestre deste ano.

Em 2021, o Brasil enviou 108 cases à premiação do Google, um aumento de 45% em comparação com 2019. Foram premiadas as agências Blinks Essence, Rocky.Monks e Racoon.Monks.

Destaques aos vídeos

No último dia 15, a Meta (proprietária de Facebook, Instagram e WhatsApp), comunicou ao mercado o lançamento do Meta Awards, uma premiação voltada ao reconhecimento dos trabalhos criativos feitos para o Facebook e Instagram por agências e marcas do Brasil, México e Argentina.

Como diferencial, essa premiação da Meta é voltada somente a trabalhos em vídeos. As inscrições dos trabalhos terminam em 21 de setembro e o júri responsável pela avaliação dos cases será formado por líderes da indústria, profissionais de vários segmentos e criadores de conteúdo.

Ao divulgar a premiação à imprensa, Debora Nitta, diretora de marketing de negócios da Meta na América Latina, disse, em nota, que o Meta Awards é uma iniciativa muito importante para nós, e tem como principal objetivo celebrar e valorizar essa comunidade que tanto contribui com o sucesso de nossas plataformas e da indústria como um todo.

Melhores tuítes

O Twitter também tem a iniciativa de celebrar as melhores campanhas publicitárias feitas em sua plataforma. Diferentemente dos exemplos anteriores, a premiação da rede social, chamada Best of Tweets– que sempre é relevada no fim do ano – é uma iniciativa interna, sem a necessidade de inscrições.

Os profissionais do Twitter Next, junto aos times de Arthouse, Vídeo e GBM, avaliam os impactos, relevância e pertinência dos conteúdos da plataforma. A ideia, segundo a rede social, é mostrar o que o Twitter pode proporcionar ao mercado publicitário e aos usuários.

Publicidade

Compartilhe

Veja também