Mídia

Gazeta do Povo, do Paraná, adota paywall

Formato de assinatura digital disponibiliza acesso limitado ao conteúdo do portal

i 23 de janeiro de 2013 - 1h05

O portal do jornal Gazeta do Povo, do Paraná, também adotou o formato de assinatura online e passa a restringir o acesso dos internautas ao seu conteúdo. Em estilo paywall, o mesmo da Folha de S. Paulo e do Zero Hora, Gazeta do Povo começou a implantar o paywall em dezembro de 2012.

Os assinantes da versão impressa do jornal continuam com acesso a todo o conteúdo do portal. Já os internautas devem criar login e senha, independente da assinatura digital. O plano de assinatura digital é feito com base na frequência do usuário na leitura do site. O internauta pode ler livremente 20 artigos no site (por mês), após isso deve criar um cadastro gratuitamente para poder ler mais 20 notícias sem pagar. A partir da 41ª notícia que o internauta quiser ler, em um tempo de um mês, ele encontrará o conteúdo fechado apenas para assinantes.

No primeiro mês, o valor promocional é de R$ 1,90. Após esse período o valor tem um reajuste para R$ 36,90, e o assinante ganha também a versão impressa da Gazeta do Povo aos domingos.

Nesta semana, O Estado de S. Paulo também revelou ter adotado uma forma de fechar o conteúdo online, através do signwall. Para os executivos do periódico paranaense, essa é a forma de valorizar o conceito multiplataforma e o bom jornalismo.