Semear e colher

Buscar
Publicidade

Opinião

Semear e colher

Propulsores de transformações da indústria, jovens talentos da lista 30 Under 30 têm espírito empreendedor, são ativistas da diversidade e encaram o trabalho como meio de causar impacto positivo na sociedade


24 de setembro de 2021 - 13h01

(Crédito: Meio & Mensagem)

O momento atual de transformação da indústria de comunicação, marketing e mídia exige dos profissionais muito mais do que a excelência em uma habilidade específica, como já foi a definição de talento no passado. Neste segmento da economia, é imprescindível que os que almejam destaque e queiram ser líderes disseminem entre seus pares valores capazes de ajudar o mercado a evoluir de forma mais igualitária, justa e transparente. Algo que não ocorre sem a disposição para diversidade e inclusão, caminhos essenciais para que o setor seja mais representativo do que é o Brasil e, consequentemente, mais eficaz nos diálogos que estabelece com toda a pluralidade das muitas camadas da sociedade — o que tem de ser feito sem desconsiderar as singularidades de seus incontáveis nichos.

Os jovens talentos da versão 2021 dos 30 Under 30, que Meio & Mensagem revela nesta edição, são profissionais multidisciplinares, nativos digitais e que enxergam o trabalho como meio de causar impacto positivo na sociedade — seja pela sua própria voz ou pelas das marcas e empresas que representam. Com conexões para muito além do setor de comunicação, se mostram abertos a integrarem projetos coletivos, nos quais forças se somam na abertura de caminhos para que mudanças relevantes aconteçam. Com isso, a fluidez entre agências, anunciantes e plataformas é muito maior. De espíritos empreendedores, vários já se arriscaram em negócios próprios e pelo menos um terço faz isso neste momento, mesmo que concomitantemente à atuação como funcionários em outras empresas. Neste ponto, muitos encaram o mundo corporativo como laboratório e promovem uma constante troca entre as funções que desempenham nas equipes que integram e seus projetos paralelos.

A seleção dos 30 Under 30 seguiu critérios editoriais, considerou nascidos a partir de 1991 e foi norteada pelo objetivo de retratar a amplitude do setor, com suas várias ramificações de negócios, e os múltiplos perfis profissionais que nele atuam. O ponto de partida foi uma consulta aos membros do Círculo Liderança, integrado por assinantes de Meio & Mensagem, que também são chamados a participarem de indicações para o Caboré e o Women to Watch. Com grande adesão dos participantes, chegou-se a cerca de 230 indicados. A partir daí, a redação fez novas pesquisas, checagens e consultas a lideranças do mercado antes de fechar os nomes publicados na edição semanal.

A lista integra o projeto Talento, criado para abordar os impactos das transformações da indústria no desenvolvimento das carreiras e na atração e retenção de profissionais pelas empresas, e cujo conteúdo multiplataforma pode ser acessado pelo site talento.meioemensagem.com.br. A estreia se deu em maio, com reportagens especiais em edições semanais. Entre junho e agosto, foi ao ar a série Mentoria Express, com dez episódios em vídeo no Stories do Intagram, nos quais alguns dos incluídos nas versões anteriores dos 30 Under 30, em 2008 e 2013, deram dicas dirigidas a jovens profissionais. Os 30 escolhidos em 2021 também serão protagonistas de vídeos, nos quais contarão desafios de início de carreira, e que marcarão a estreia da página de Meio & Mensagem no TikTok, onde serão veiculados a partir desta semana.

Os 30 jovens talentos selecionados neste ano representam uma geração, mas não a resumem. Afinal, essa é uma geração que ocupa com mais diversidade os espaços mais visíveis do mercado e é formada por talentos pulverizados por inúmeras áreas, inclusive, com origens geográficas mais amplas — o que é fundamental para uma indústria que concentra a difusão de mensagens nacionais a partir de poucas cidades, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro. Os 30 listados vêm de 14 cidades, de oito estados. Isso ajuda na construção de propósitos mais plurais de quem, como eles, embora jovens, já estão preocupados em deixar um legado para o mundo.

*Crédito da foto no topo: Oleg Magni/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais