Sociedades abertas vão demandar comunicação aberta

Buscar

Sociedades abertas vão demandar comunicação aberta

Buscar
Publicidade

Opinião

Sociedades abertas vão demandar comunicação aberta

Será um longo caminho, sem dúvida, difícil, mas inevitável, já que a mídia se tornou um grande ecossistema, e seus profissionais caminham na mesma direção


30 de setembro de 2021 - 6h00

Vocês devem se lembrar, ou pelo menos ter visto nos filmes, quando, no tempo da vovó, costumava-se guardar dinheiro embaixo do colchão, e as receitas, no caderninho. Ambos eram segredos de estado, até que a vovó resolvesse revelá-los. Tudo isso começou a mudar progressivamente, com o advento da internet, há 30 anos, e, na última década, com a massificação dos smartphones. Hoje você encontra as receitas da vovó no Google e seu ‘dinheirinho’ virou bits e bytes no software da conta corrente do banco. Não há mais segredos de caderninho!

As sociedades tornaram-se mais abertas e começaram não apenas a aceitar, mas também a demandar o compartilhamento de informações. Nossa vida tornou-se pública nas redes sociais. Nosso prontuário médico eletrônico pode, com nossa autorização, ser compartilhado entre as entidades de atendimento médico. Nossas linhas de celulares nos pertencem e podem ser portadas, livremente, entre operadoras. Mais recentemente, foram os bancos que começaram a compartilhar as informações financeiras de seus clientes (open banking).

É preciso, no entanto, que se entenda aqui o sentido do termo compartilhamento. Não se trata de autorização para que as empresas possam divulgar livremente as informações proprietárias dos cidadãos. Muito pelo contrário, vide a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em plena vigência. Compartilhamento significa a ampla propriedade dos seus dados (prontuários, dados pessoais e financeiros, linhas telefônicas etc.) pelo cidadão que os compartilha, quando e para quem quiser. Trata-se da sociedade aberta, com seus “open tudo” (open source, códigos de computador abertos; open health; e open banking).

As sociedades começaram não apenas a aceitar, mas também a demandar o compartilhamento de informações (Crédito: Fotolia)

Da mesma forma que a linha do celular é portável, no open banking tenho a determinação de escolher em qual instituição farei uma operação. Na verdade, antes da vigência dos protocolos técnicos (sistema financeiro aberto), determinados pelo Banco Central em 4 de maio de 2020, os usuários já tomaram posse de sua liberdade financeira. É possível, por exemplo, manter a conta corrente num determinado banco, cartão de crédito com bandeira de outro, e ainda fazer investimentos num terceiro. A chave do “open tudo” são os ecossistemas de funcionamento de um setor.

A portabilidade de dados de um indivíduo entre instituições depende grandemente da integração e da confiança nos operadores de um grande ecossistema.

Diferentemente desses segmentos, a indústria da comunicação ainda não entendeu que a open communication também é inevitável, e que suas agências, de qualquer tipo, deveriam estar conectadas em um grande ecossistema, que permitisse aos usuários (no caso, as empresas) saltar de um provedor para outro, conforme o tipo de serviço necessário em um determinado momento. Isso evitaria muitas RFPs trienais ou bienais (o famoso compliance), o que não só quebraria a sequência de trabalho das agências e frustraria os clientes, como também evitaria que empresas tivessem de escolher entre o modelo centralizado (agência multitarefa, comunicação integrada) ou best of breed (com várias agências, uma para cada especialidade). E será que isso é possível? Eu acredito que sim.

A abertura do setor de comunicação e marketing será inevitavelmente disparada, como nos demais setores, pelo dono das informações, que é sempre o cliente. Mas, num mercado aberto, além da vontade do cliente, as empresas têm de, necessariamente, operar em um ecossistema integrado e confiável, para que a abertura se consuma de forma a proteger os interesses e os direitos de todos.

Trazendo isso para a comunicação, teríamos de integrar mais o setor na direção de um pool de serviços das agências, em que os mais simples pudessem ser prestados por qualquer uma delas, e os mais sofisticados, aí sim, considerariam valores de qualificação e diferenciação de cada concorrente. Por exemplo, serviços simples e de volume, como a produção e postagem de informações em redes sociais, poderiam ser trabalhados por qualquer agência do pool, sem que o cliente se preocupasse com isso.

Já serviços como relacionamento com stakeholders, campanhas com influenciadores, de comunicação integrada e geração de leads seriam prestados como serviços diferenciais entre as agências concorrentes, cabendo ao cliente escolher a que considerasse mais qualificada do pool, ou contratasse diretamente, fora do pool. De quebra, veríamos a formação de um mercado de freelancers de qualidade, treinado e regulado pelo pool de agências. Outra consequência interessante seria a redução dos times fixos das agências e do custo de seus serviços.

Um longo caminho, sem dúvida, difícil, mas inevitável, já que a mídia se tornou um grande ecossistema, e seus profissionais caminham na mesma direção. Hoje as associações de agências de comunicação são segmentadas mais pelas ofertas, e nenhuma delas tem força suficiente para regular o mercado de maneira completa. A abertura do mercado, com a integração das agências, passa pela criação de um órgão regulador forte, como a Febraban, no caso dos bancos. O caminho me parece inevitável e, ainda que as agências relutem, todos os mercados caminham em direção à abertura e à livre escolha.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Premiunização para avançar

    Fazer leituras rasas dos cenários econômicos pode restringir oportunidades de negócios

  • Marcas fofoqueiras

    O consumidor deixa rastros de seus gostos (ou não) o tempo todo, resta às empresas saberem como lidar com isso