As ações de Arezzo para comemorar os 50 anos de marca
Fundada em 1972, Arezzo nomeia grupo que detém hoje 17 outras marcas, e investe em livro, campanha especial e núcleo criativo
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Giovana Oréfice
19 de setembro de 2022 - 11h07
Em 18 de setembro de 1972 surgia uma marca de calçados masculinos que viria a se tornar uma das maiores empresas de moda e acessórios femininos do País. Criada pelos irmãos Birman, Anderson e Jefferson, Arezzo faz parte do guarda-chuva de diversas outras marcas, como Arezzo, Schutz, Alexandre Birman, Vans e Baw, que compõem o portfólio da Arezzo&Co.
As cinco décadas de existência da marca são comemoradas neste ano com uma série de iniciativas para promover a vanguarda e marcos até os dias atuais. No último sábado, 17, a primeira loja da marca – a Galeria Arezzo Oscar Freire – abriu as portas ao público com eventos, ativações interativas e experiências multimídia contando a história desde a década de 1970.
No mesmo dia, a Arezzo promoveu uma festa de comemoração no Hotel Copabana Palace, no Rio de Janeiro, que recebeu pessoas importantes na construção da marca ao longo dos 50 anos, como franqueados, por exemplo, além de personalidades como Bruna Marquezine e Ivete Sangalo, que protagonizou um show surpresa aos convidados.
A tecnologia já vem sendo um ativo de atenção para o grupo Arezzo&Co há alguns anos, conforme lembra Marco Aurélio Vidal, diretor executivo de gente&gestão, expansão e sustentabilidade da companhia. Em 2011, a Arezzo lançou seu e-commerce e, desde 2018, o volume financeiro de transformações digitais é relevante para o grupo, conforme lembra o executivo. “Acreditamos que a tecnologia, de fato, agrega valor para o consumidor e para a companhia, apesar de ser uma empresa de produto físico, de moda e encantamento, a tecnologia pode ajudar”, diz. Nesta nova fase, a empresa prepara também o lançamento de um novo e-commerce e aplicativo da marca.
Como funciona o hub de inovação da Arezzo&Co
O plano de comunicação e agenda de ativações de comemoração conta com a inauguração do Núcleo Criativo Arezzo&Co. O espaço fica na sede da empresa, na cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, e consiste na ampliação de um museu sobre a marca que já atuava no local. Agora, conforme explica o executivo, o espaço se torna o maior acervo de calçados de moda do mundo. Além dos itens da Arezzo e máquinas e materiais utilizados na confecção das peças, o Núcleo Criativo também abriga peças de marcas internacionais, como Louis Vuitton, Gucci, Prada etc.
“Vamos construir mais um legado e entregar mais uma facilidade para os nossos colaboradores, especialmente o time de pesquisa e desenvolvimento, para continuar sendo uma empresa que sempre olhou para frente”, detalha Vidal. O Núcleo também nasce sob a premissa de funcionar como um hub de fontes de pesquisa, criação e inovação não só para a Arezzo, mas sim para todas as marcas que o grupo detém. Lá, há um espaço criativo, experiências imersivas, uma biblioteca e uma materioteca.
Já no âmbito mais publicitário, Arezzo apresenta a campanha Arezzo Next, que traça cada uma das cinco décadas da marca recrutando os talentos Meninos Rei, Laura Cangussu, Teodora Oshima, Rodrigo Evangelista e Normando, recriando modelos clássicos da Arezzo desde a década de 1970, respectivamente, para os dias atuais.
À frente das câmeras, estrelam nomes como as influenciadoras Lívia e Jade Picon, e as cantoras Priscilla Alcântara e Malia. Toda a ação foi desenvolvida e desdobrada in-house, com o objetivo de resgatar o passo com foco no futuro.
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A estratégia de veiculação nas redes sociais será feita por década, dividida em fases em blocos de história para cada uma delas. Atualmente, a Arezzo conta com 6 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram. Além da divulgação nas plataformas digitais, a marca trabalha a mídia off-line junto aos principais veículos do Brasil, entre jornais e revistas de moda, e mídia out-of-home no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A vanguarda também está expressa no livro ”Arezzo 50”, que conta, ao longo de 600 páginas, a trajetória de campanhas da marca durante os 50 anos.
Baseado no lema de longevidade “Rumo a 2154”, a visão da marca – e do grupo – a longo prazo é otimista, contando com a crença de que a companhia está apenas no começo de sua caminhada.
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