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A evolução do Cocriando Natura

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Marketing

A evolução do Cocriando Natura

Insights gerados na nova versão da plataforma colaborativa são aplicados a produtos, conceitos e serviços da marca


8 de setembro de 2015 - 11h11

Lançado em 2013, este ano o Cocriando Natura migrou para uma nova plataforma online, mais qualitativa, segundo Juliana Nascimento, coordenadora do projeto. Desde então, mil pessoas se cadastraram na plataforma, e sua página no Facebook tem quatro mil seguidores. “É a partir dessa interação mais livre, espontânea e profunda com a rede que a empresa capta insights dos participantes e leva para dentro do processo de desenvolvimento de determinado produto/conceito/serviço”, diz Juliana. No total, já aconteceram mais de dez jornadas – períodos nos quais a empresa lança um tema e convida as pessoas a ajudarem a refletir sobre o assunto e seus desdobramentos para a sociedade.

A mais recente na nova plataforma foi até esta segunda-feira, 7, envolveu a linha SOU e teve como desafio “Como podemos inspirar e mobilizar para reduzir o desperdício do dia a dia?”. Em geral, a cada jornada também é promovido um encontro presencial. Um dos argumentos para justificar a importância do Cocriando vem da pesquisa Brandshare, feita pela Edelman: 67% dos entrevistados disseram que gostariam de interagir no desenvolvimento de ideias e produtos. Entre os participantes, média de cem pessoas a cada jornada, 70% são mulheres entre 25 e 45 anos. Mas já houve casos de gente, entre os mais engajados, que nem consumiam Natura, mas tinham afinidade com a marca ou tema proposto.

Embora não haja obrigatoriedade de os insights virarem produtos, já houve casos. Um deles ocorreu no Dia das Mães deste ano, quando a marca trouxe ao mercado duas opções de presentes criadas, a partir dos resultados do desafio “Como um presente da Natura poderia te surpreender?”, do fim de 2013. Outros produtos estão no pipeline de inovação.

A empresa ressalta que o Cocriando não é um concurso de ideias e o que vale é a inteligência coletiva da rede. No entanto, não deixa de reconhecer o empenho dos participantes mais ativos. Além de feedbacks constantes às ideias, eles têm visibilidade por conta do estilo “gamification” da rede. Ano passado, os 30 mais ativos foram levados a um spa, com direito a massagem, experiências com a marca Ekos e palestra sobre psicologia positiva. Este ano, aqueles que ajudaram a criar os presentes Tododia no Dia das Mães receberam um kit em casa, acompanhado de uma carta de agradecimento (confira a ação no vídeo abaixo).

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