“Um novo normal será estabelecido”, diz CMO da Nestlé
Frank Pflaumer observa que o momento de crise testa a capacidade de agir de forma ágil, inovadora e resiliente por parte das marcas
“Um novo normal será estabelecido”, diz CMO da Nestlé
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Luiz Gustavo Pacete
30 de março de 2020 - 6h00
Como produtora e fornecedora de alimentos, a Nestlé possui um papel fundamental neste momento de crise. No entanto, ela também é responsável por todo um ecossistema que envolve microempreendedores e profissionais que se utilizam de seus insumos. Na semana passada, a empresa lançou uma campanha incentivando a ajuda a docerias. Neste contexto, Frank Pflaumer, vice-presidente de marketing e comunicação da companhia reforça o papel do marketing e da liderança em um momento difícil.
Meio & Mensagem — Quais os aprendizados de resiliência, inovação que você tira desse momento e qual o papel do líder de marketing?
Frank Pflaumer — Sabemos que situações adversas são um terreno muito fértil para inovações e criatividade. É o momento em que novas demandas surgem e precisam de respostas rápidas. Estamos vivendo uma experiência inédita de distanciamento social e de vulnerabilidade, e isso nos faz testar a cada momento a nossa capacidade de nos articularmos de forma ágil para que as necessidades da sociedade sejam atendidas. No nosso caso, precisamos abastecer o mercado de alimentos, bebidas e nutrição para a população. E tomamos medidas rápidas para que isso aconteça mesmo durante esse período adverso.
M&M — Qual o papel da liderança neste contexto?
Pflaumer — As lideranças têm o desafio, ao lado de suas equipes, de encontrar novos caminhos para atendê-lo. Será um momento de renovação para as empresas, em um sentido muito positivo. E temos uma única certeza: as coisas serão muito diferentes do que são hoje. A sociedade global vai estabelecer um novo normal, para o qual vamos ter que nos adaptar.
M&M — O que você recomenda ao mercado, às marcas e ao marketing em um momento tão difícil?
Pflaumer — Acredito que temos uma oportunidade real de construir uma nova noção de responsabilidade social. As empresas têm um impacto enorme na vida das pessoas, e a responsabilidade de liderar a nova agenda que este momento difícil está nos obrigando a formular. O consumidor já exigia das marcas uma postura muito mais verdadeira, é um caminho cada vez mais sem volta. Acredito que este período trará novas perspectivas, com muito mais colaboração e espaços de inovação e cocriação, para que as empresas e suas marcas entreguem soluções que façam cada vez mais sentido na jornada do consumidor, ou melhor, das pessoas.
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