Alphabet diante da primeira polêmica
A BMW está analisando se a holding que vai agrupar as empresas do Google infringiu algum direito de sua subsidiária, a BMW Alphabet
A BMW está analisando se a holding que vai agrupar as empresas do Google infringiu algum direito de sua subsidiária, a BMW Alphabet
Meio & Mensagem
12 de agosto de 2015 - 2h35
A Alphabet, holding recém-criada para gerenciar os diversos negócios do Google já lida com sua primeira polêmica. Após o anúncio da criação da Alphabet, na segunda-feira 10, a alemã BMW confirmou que analisa se o Google infringiu algum direito de sua subsidiária, a BMW Alphabet. “Estamos examinando se existe qualquer implicação de uso ou direito sobre a marca, porém, não existe nenhum plano de curto prazo de tomar medidas legais contra o Google”, disse a BMW.
A BMW Alphabet é especializada em frotas de veículos, atende 530 mil clientes corporativos e está presente em 18 países. As questões legais sobre o uso da marca não estão claras já que, no comunicado de lançamento da holding, o Google deixou claro que a Alphabet não vai criar nenhum produto ou marca que leve o nome.
Agências internacionais também noticiaram que o domínio alphabet.com poderia ser cobiçado pelo Google. Ao The New York Times, um porta-voz da montadora alemã afirmou que não abre mão, já que a marca BMW Alphabet é parte importante do negócio da empresa. Não é apenas a BMW que pode ser um problema para o Google. Nos Estados Unidos, o nome é comum para empresas. Segundo a Reuters, 103 companhias possuem o mesmo nome ou alguma variação. Para conseguir qualquer vitória na Justiça, porém, as reclamantes devem provar que a marca cria confusão entre os consumidores no caso de bens e serviços semelhantes.
A Alphabet Inc. vai controlar as divisões do Google. A corporação, em si, não vai desenvolver produtos, apenas gerenciar suas subsidiárias. A marca Google não vai desaparecer e seus serviços continuam os mesmos. Apenas passam a ser centralizados na Google Inc que se torna subsidiária da Alphabet.
Disputas de patentes
O Google está acostumado a lidar com disputas. Em 2012, a empresa negociou com a Apple assuntos ligados a propriedades intelectuais, como as recentes disputas quanto a patentes para dispositivos móveis que envolvem as duas marcas.
Após decisão da Justiça americana em condenar a Samsung por violar patentes da Apple, consultores disseram ao Advertising Age que o Google seria afetado negativamente pela decisão. De acordo com a Reuters, o Google tem tentado se aproximar da companhia fundada por Steve Jobs.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros