Assinar

Amazon: a estratégia do maior anunciante do mundo no Brasil

Buscar

Amazon: a estratégia do maior anunciante do mundo no Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

Amazon: a estratégia do maior anunciante do mundo no Brasil

Lillian Dakessian, head de brand e mass marketing da Amazon Brasil, descreve iniciativas para aproximação com o consumidor local


5 de julho de 2023 - 6h00

Amazon: a estratégia

Amazon Prime reposiciona marca com nova campanha (Crédito: Reprodução)

No ano passado, a Amazon aumentou em 22% seus investimentos globais em publicidade, chegando à casa dos US$ 20,6 bilhões. O valor é o maior já investido por um anunciante em um ano. O crescimento da verba acompanhou um aumento de 9% nas vendas.

Com o recorde no bolso, no Brasil, a companhia investiu em um novo posicionamento. “Tá no Amazon Prime” reforça os benefícios do serviço da companhia. O conceito criativo global foi criado pela Wieden+Kennedy e, no País, foi executado pela AlmapBBDO.

Segundo Lillian Dakessian, head de brand e mass marketing da Amazon Brasil, a proposta da companhia é aproximar sua comunicação do consumidor, atuando de maneira local.

“Temos como um dos nossos princípios de liderança a obsessão pelo cliente, então trabalhamos para ir além de sermos conhecidos como uma empresa global, estreitando o nosso relacionamento e a conexão da marca com os brasileiros nas suas necessidades e nas suas paixões”, explica a executiva.

O próprio posicionamento “Tá no Amazon Prime” buscou o universo brasileiro com figuras como Chitãozinho e Xororó, Zeca Pagodinho, Gretchen e Lázaro Ramos. A companhia também investiu no patrocínio da transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Outro pilar dessa aproximação são os influenciadores. Em março, a varejista lançou o Programa Amazon Influencer que permite que o criador tenha um espaço personalizado com curadoria própria dentro do site da companhia.

“Os criadores de conteúdo são um vínculo entre a marca e os consumidores, e estamos investindo neles de forma crescente, trazendo influenciadores de diversos perfis para nossas iniciativas, redes sociais, campanhas de marketing, e o nosso programa de associados”, divide Dakessian.

Dados e personalização

Rodrigo Dantas, CEO e sócio da Proteína Digital e consultor da Gouvêa Ecossystem, destaca outro ponto importante da estratégia da companhia: personalização.

“O uso dos dados de clientes e algoritmos de recomendação para oferecer produtos e conteúdo relevantes, adaptados aos interesses de cada indivíduo, promove a personalização, fundamental da estratégia da empresa para melhorar a experiência do cliente e aumentar as taxas de conversão”, pontua o analista.

Apesar dos resultados, ele defende que uma contrapartida da ultrapersonalização é o cuidados com a privacidade e a transparência. “Além disso, a personalização pode levar a uma experiência excessivamente direcionada, limitando a descoberta de novos produtos e a diversidade de escolhas”, alerta Dantas.

Você conhece o Proxxima 2023? Acompanhe a cobertura do maior evento de marketing e comunicação digital do Brasil com o Meio & Mensagem.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Smart Fit oferece gratuidade para adolescentes no mês de dezembro

    Smart Fit oferece gratuidade para adolescentes no mês de dezembro

    Jovens entre 14 a 17 anos podem treinar durante as férias; iniciativa, segundo a marca, visa promover saúde e bem estar

  • Quais são as prioridades do marketing B2B para 2025?

    Quais são as prioridades do marketing B2B para 2025?

    Pesquisa "O status do marketing B2B na América Latina em 2025", da Intelligenzia, traça atual status da área na região, bem como focos e desafios para o próximo ano