Após 20 anos, CCEE reposiciona marca
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica foi criada em 1999 e, com maior flexibilização no mercado de energia, pretende atuar mais ativamente no mercado
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica foi criada em 1999 e, com maior flexibilização no mercado de energia, pretende atuar mais ativamente no mercado
Renan Honorato
30 de março de 2023 - 6h00
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) alinha as estratégias de identidade visual com novo tom de voz. A operadora do setor elétrico, que opera hà 20 anos na Brasil, é uma associação civil sem fins lucrativos.
“O reposicionamento de marca que promovemos é a etapa final de um processo que a CCEE vem estruturando há alguns anos. Primeiro, redesenhamos a nossa estratégia, com a definição de um novo propósito para a organização. Depois, nosso modo de trabalhar, com enfoque na transformação digital. A marca, portanto, foi criada com a função de dar corpo para essa narrativa e expressá-la na prática para os públicos”, explica Flávia Alburqueque, gerente executiva de relações institucionais da CCEE.
Com o posicionamento “Inteligência para facilitar; Inteligência para simplificar”, a empresa quer trabalhar com os próprios colaboradores como embaixadores da marca, com eventos internos e palestras. “No médio e longo prazo, também reformularemos nossas editorias de conteúdos nos canais, para que o tom de voz, as informações e as publicações que levamos aos usuários das nossas redes estejam alinhados com os conceitos da marca”, complementa.
O processo de rebranding foi feito com consultoria da Why, com pesquisas internas e representantes do segmento financeiro. “A Why foi nossa parceira no projeto de reposicionamento, atuando desde a etapa de pesquisas até a decisão final de qual estratégia seguiríamos. Foram eles os responsáveis pela identificação da linha conceitual que baseou o rebranding, pela criação da nova identidade visual, pelo desenho customizado do logo e pela definição do tom de voz a ser adotado”, diz ela.
O reposicionamento de marca acontece em consonância com a abertura do debate sobre mercado livre de energia. “O reposicionamento tem tudo a ver com a preparação da CCEE para o futuro do setor elétrico e a liberalização é parte importante desse contexto”, finaliza.
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