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Marketing

Black Friday: games, celulares e TVs são os itens mais pesquisados

Seis em cada dez brasileiros com intenção de compra na Black Friday já estão pesquisando itens, aponta Google


25 de outubro de 2022 - 18h18

Consoles e jogos (86%), celulares (85%) e TVs (83%) estão entre os produtos mais pesquisados por consumidores com intenção de compra durante a Black Friday 2022. Os dados integram uma pesquisa divulgada pelo Google durante evento nesta terça-feira, 25. Conforme o estudo, seis em cada dez brasileiros pretendem adquirir itens no evento varejista, que, neste ano, ocorre em meio à Copa do Mundo do Catar.

Gráfico Black Friday Google

(Crédito: Divulgação/Google)

Ainda em relação às categorias, a pesquisa apontou que computadores, tablets e periféricos; e eletroportáteis aparecem em 80% e 79% das intenções de compra dos consumidores, respectivamente. Fraudas e itens de cuidados com o bebê (75%); móveis (74%); beleza, perfumaria e cuidados pessoais (73%), artigos para animais de estimação (73%); e eletrodomésticos (73%) também estão na lista.

No âmbito dos eletrodomésticos, categoria de maior apelo popular, o estudo mostrou que fogão e cooktop (56%); ar-condicionado (41%) e micro-ondas (34%) são os itens mais desejados pelas classes A e B. A classe C, por sua vez, planeja adquirir o micro-ondas em primeiro lugar (43%), seguido por geladeira (42%) e fogão e cooktop (39%).

Copa do Mundo

Conforme o Google, a Copa do Mundo também impulsionará o consumo. O levantamento mostrou que 26% dos consumidores devem comprar alimentos e 25% bebidas. Além disso, 19% dos entrevistados pretendem adquirir roupas e acessórios; e 17% querem investir em moda esportiva.

O estudo apontou, ainda, que, com a antecipação de promoções por diversas marcas, 21% dos consumidores que responderam às questões já compraram roupas pensando na preparação para os jogos da Copa. A pesquisa foi realizada neste mês com 500 brasileiros das classes A, B e C e que declaram conhecer a Black Friday.

Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo do Google, explica que, apesar do plano de fazer compras nas Black Friday, vários consumidores ainda não escolheram marcas ou lojas específicas. Dessa forma, ainda existe um campo de possibilidades para investimento das empresas.

“O varejo tem antecipado, mas os consumidores também estão se preparando. Ou seja, tem muita oportunidade para se tornar relevante na cabeça do consumidor. Temos visto, inclusive, em pesquisas anteriores, que a população continua otimista em relação ao momento econômico. Acreditamos que a Copa também ajuda o setor nesse otimismo”, complementa.

Varejistas

Ilca Sierra, chief customer experience and marketing officer (CXMO) da Via, responsável por Casas Bahia, afirma que uma das apostas em 2022 é a venda de TVs, principalmente, devido aos jogos da Copa. Dentre as estratégias, a empresa lançou uma promoção em que o consumidor ganha valores em Pix por cada gol do Brasil.

“As TVs da Copa do Brasil, em 2014, não estão tão atualizadas para esse movimento de streaming e de inúmeros aplicativos. Então, estamos com uma expectativa grande de que 2022 é o ano da troca de telas. Decidimos, na promoção, mexer com as expectativas do torcedor, juntando o Pix e a questão da gamificação de quantos gols o Brasil fará”, diz.

Para Taísa Bornhofen, diretora comercial da DBR, empresa que responde pelo e-commerce Posthaus, o momento é de investir, sobretudo, em logística. “A estratégia tem sido trabalhar a antecipação e a nossa base de clientes do aplicativo, que representa mais de 50% do nosso faturamento. Queremos nos antecipar na questão da logística, porque, devido à Copa, haverá dispensa para assistir os jogos. Temos que nos preparar para esse gargalo”, finaliza.

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