Carnaval e lojas emblemáticas: as ações da Oxxo para atrair clientes
Rede de mercados de proximidade traz ao Brasil projeto mexicano de parcerias com marcas para destacar pontos de venda e ampliar a funcionalidade dos serviços aos consumidores
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Bárbara Sacchitiello
30 de janeiro de 2024 - 6h01
Com 450 lojas no estado de São Paulo, a Oxxo, rede de mercados de proximidade, vem procurando difundir no Brasil o conceito de “loja emblemática”, já existente no México, país sede da marca. A ideia consiste em, por meio de parceria com outra empresa da indústria, transformar o espaço de ponto de venda em algo mais atrativo e funcional aos clientes.
Depois de ter realizado uma com a Bauducco em dezembro, a rede agora se une à Ambev para um novo projeto do tipo, desta vez, tendo em vista o período do Carnaval. A partir desta terça-feira, 30, a unidade da Oxxo localizada no campus da Unicamp, em Campinas, estará envelopada nas cores e estilos de Beats, marca de bebidas da Ambev.
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A ação tem dois objetivos principais, como destaca a head de marketing e comunicação externa do Grupo Nós, proprietário de Oxxo, Camila Assis. O primeiro é, naturalmente, chamar a atenção dos clientes. E, o segundo, é posicionar a loja como um local propício para matar a sede.
“Sempre pautamos as estratégias na necessidade dos clientes e, nesse período, tem tudo a ver falar de bebida gelada e Carnaval”, explica Camila. Ela conta que o projeto com a Ambev tem uma estratégia de sortimento, que visa equipar as lojas da rede para atender aos anseios dos clientes que buscam bebidas para se refrescar no período do verão.
A sazonalidade acaba sendo um pilar importante para as estratégias da rede. Foi por isso que a empresa escolheu abrir a primeira unidade na cidade de Santos neste período de verão, marcando sua chegada ao litoral do estado.
“Quando pensamos em estratégias de marca, passamos desde a elaboração de ativações de ponto de venda, até a estratégia de expansão e dos produtos que iremos fornecer, de acordo com as necessidades dos clientes”, pontua.
A head de marketing explica que parcerias como essa, firmada com a Ambev, fazem parte de um pilar de inovação do Oxxo cuja proposta é se destacar na jornada do consumo do cliente, agregando elementos de marketing sensorial.
Antes dessa parceria com a Ambev, a Oxxo fez, em dezembro, uma parceria com a Bauducco, envelopando uma das lojas de São Paulo como um panetone. Camila conta que, no México, a companhia já realizou centenas de projeto do gênero e que, neste ano, o foco será expandir essas collabs com parceiros no Brasil.
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“Esses projetos são embasados em uma estratégia de cocriação, em que colocamos qual a necessidade de nosso cliente, como e a jornada dele naquele espaço, acrescentando os objetivos daquela marca, até chegar no projeto final”, conta.
Desde quando chegou ao Brasil, em dezembro de 2020, a Oxxo tem concentrado nas redes sociais toda a sua estratégia de comunicação. Foi por esse meio que a head acredita que a marca conseguiu chamar a atenção do público, seja pelos memes, que brincavam com a grande quantidade de lojas que a rede abria em São Paulo, ou até mesmo pela confusão em pronunciar o nome da marca, que acabou gerando uma campanha.
“Acredito que a gente conseguiu se diferenciar no setor de varejo alimentar por essa conexão mais irreverente nas redes sociais e pelo fato de ouvirmos muito as pessoas. Para gerar essa conexão temos de estar próximos e, cada vez mais, queremos usar nossos canais principais, que são TikTok e Instagram, para ouvir e nos aproximarmos do público”, conta.
Para o restante do ano, a executiva conta que a companhia ainda está em fase de planejamento, já que o ano fiscal termina em março, mas que a marca já sentiu a necessidade de, ao longo dos próximos meses, reforçar a proposta de valor. “Embora tenhamos muita conversa nas redes sociais, somos marca ainda nova e há pessoas que ainda não nos conhecem. Então, teremos um ano de muito trabalho para reforçar os princípios da marca”, conclui.
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