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Marketing

Cookies para vestir: Bauducco e Kings criam coleção

O que motiva marcas como Bauducco, Budweiser, Heinz e McDonald’s a desenvolver produtos em collab com grifes


23 de junho de 2023 - 6h36

Coleção Bauducco_Kings

As peças ficam disponíveis no e-commerce da Kings, além de lojas físicas (Crédito: Divulgação)

A Bauducco vestiu os manequins das vitrines com uma nova coleção de agasalhos e camisetas em parceria com a Kings, grife de roupas streetwear. A coleção da temporada é inspirada nos Cookies Bauducco, sendo composta por sete peças: duas camisetas, dois casacos de inverno, um moletom, um boné e uma shoulder bag. “A criação acontece a partir do comportamento da juventude em parceria com Kings”, comenta André Britto, CMO da Bauducco.

Britto ressalta que é preciso entender os limites e as habilidades de cada companhia para firmar uma parceria como essa. “Nós, da Bauducco, não somos criadores, mas refinadores. Nós ajudamos no processo criativo em adequar a identidade das peças com nossos cookies”, comenta. Para além do lançamento da coleção, a Bauducco apresenta um novo sabor de biscoitos: caramelo salgado.

Apesar do aumento de vendas ser uma consequência desse tipo de empreitada, o intuito de colaborações entre setores distintos é provocar a emoção das pessoas. A Bauducco busca construir relações aprofundadas com clientes que façam da marca uma love brand e uma marca de lifestyle. “Há 70 anos, a Bauducco primeiro tentou demonstrar a funcionalidade para as pessoas, depois, passamos para uma dinâmica que ia da boca para mente das pessoas, em que buscamos construir a reputação e o reconhecimento. Agora, queremos tocar o coração dos nossos clientes”, diz.

Por que as marcas de alimentos criam coleções de roupas?

“Esses tipos de collab nos permitem inovar, explorar novas tecnologias, extrapolar o segmento principal de contato do público, indo além das ocasiões de consumo. Hoje, conseguimos fazer parte do lifestyle das pessoas genuinamente, por isso a continuidade ano após ano”, comenta André Mendes, gerente de brand PR e diversidade da Heinz. No final de 2022, a marca de condimentos lançou a terceira coleção de vestimentas. Em parceria com Working Title, a Heinz criou The Unstaimed Collection: dez peças diferentes entre camisetas, moletons, shorts. Todas off white, as peças tinham como funcionalidade serem impermeáveis.

Coleção Heinz_Reserva

A primeira coleção lançada pela Heinz, com a Reserva, era inspirada nos principais molhos da marca (Crédito: Divulgação)

Em 2019, a Heinz comemorou os 150 anos da marca com a primeira coleção, na época inspirada pelas linhas de ketchups e mostardas, com o núcleo RSV+, da Reserva. “Esse tipo de ação reforça o posicionamento inovador e cria cada vez mais um olhar de lifestyle na nossa comunicação. As pessoas estão o tempo todo expressando o que querem. Como marca precisamos ouvir o público e fomentar a criatividade do nosso time, para seguir entregando ideias inovadoras e reais para o nosso público”, comenta. Em 2021, a Heinz fez outra parceria, desta vez com a Approve, ao trazer linhas minimalistas e monocromáticas também inspiradas nos molhos da marca.

Contudo, o movimento de assimilação e cobranding não é recente. O McDonald’s instalou em São Paulo a primeira loja com produtos e acessórios da marca, como copos e camisetas. A Budweiser, em 2022, em collab com Cartel 111, criou uma coleção inspirada em futebol, quando patrocinou a Copa do Mundo do Qatar.

Coleção Heinz

A esquerda, a coleção com Working Title e coleção com Approve (Crédito: Divulgação)

1+1 = 3

Para o CMO da Bauducco, as parcerias com grifes e marcas de roupa são um triplo ganha-ganha. Além das marcas convergirem as respectivas reputações, os consumidores recebem os benefícios desse tipo de empreitada. Contudo, Brito ressalta que o desafio enfrentado pela empresa de biscoitos e panificação é trabalhar as tradições da marca através da contemporaneidade. “Acredito que esse tipo de estratégia busca nos posicionar com maior relevância cultural. Além disso, as marcas, atualmente, buscam encontrar espaços no cotidiano, mas respeitando a expressão e o comportamento desse público jovem”, ressalta.

Para além dos números de vendas da coleção anterior – a coleção Bawducco, inspirado nos chocottones, em collab com Baw Clothing –, outros índices podem ser olhados. Em 2022, a Bauducco ficou em quarto lugar no ranking Kantar Brand Footprint e foi eleita como as três melhores marcas de snacks segundo influenciadores. “A Bauducco tem uma visão a longo prazo que acredita nas relações que são criadas hoje para colhermos lá na frente. Não temos um pensamento essencialmente mercantilista de compra e venda de um produto, mas acreditamos que a cada investimento que fazemos da linha de produção, na comunicação ou mesmo numa linha de roupas”, explica.

Coleção Bauducco_Kings

Peças da coleção Bauducco com Loja Kings (Crédito: Divulgação)

Atualmente, a Bauducco tem 10 lojas próprias da marca, além do e-commerce, e 150 Casas Bauducco, coffee shop de produtos premium da marca. A coleção da Kings ficará em exposição e venda tanto nas plataformas digitais da grife como em algumas unidades do Carrefour e dos ambientes físicos da Bauducco. Por fim, Britto ressalta que nessa nova fase de engajamento com consumidores, a marca quer sair dos polos, como datas festivas, e explorar oportunidades não sazonais. “Por isso lançamos essa coleção agora em julho”, finaliza.

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