“Dificuldades” é a Palavra do Ano no Brasil
Pesquisa do termo que represente “o espírito do tempo” é feita pela consultoria Cause e Instituto Big Data
Pesquisa do termo que represente “o espírito do tempo” é feita pela consultoria Cause e Instituto Big Data
Roseani Rocha
6 de dezembro de 2019 - 6h00
O termo que define o ano de 2019 foi detectado por um levantamento da consultoria Cause em parceria com o Instituto Big Data e ele é: Dificuldades. Assim mesmo, no plural, o que segundo Leandro Machado, cientista político e sócio da Cause, significa que os apertos pelos quais os brasileiros passaram vieram de diversos lados, como vida profissional, pessoal ou em relação ao governo. “Compreender o espírito do tempo é importante para definirmos estratégias, e a pesquisa Palavra do Ano é uma maneira de conhecermos um pouco mais sobre o clima atual. A palavra ‘Dificuldades’ ter sido escolhida como a que melhor representa 2019 é algo que reflete os sentimentos vividos no país nos últimos 12 meses”, pontua. O termo foi escolhido por 21% da população.
Nesta que é a 4ª edição do estudo, iniciado em 2016, foram ouvidas em pesquisa online 1.548 pessoas, entre 1º de setembro e 25 de novembro. Além disso, um grupo formado por empreendedores, consultores, artistas e empresários, indicou as palavras que melhor representavam o ano em sua opinião e ajudou a rankear palavras indicadas pela população.
Em 2018, a Palavra do Ano foi “mudança”. Já em 2017 e 2017, foram, respectivamente, “indignação” e “corrupção”. Já ao avaliar 2019 versus expectativas para 2020, os pesquisadores da Cause apontam que 2019 foi visto como regular para a maioria das pessoas. Mas a soma de ótimo (9%) e bom (25%), gerando uma visão positiva para 34% dos pesquisados é maior que os 29% que tiveram um olhar negativo por considerarem o ano ruim (15%) ou péssimo (14%).
O limiar de um novo ano, no entanto, sempre traz uma carga renovada de otimismo nas pessoas. Quando perguntados sobre a expectativa para 2020 em relação à 2019, duas de cada três pessoas afirmaram ser positiva.
Quem também costuma escolher uma “Palavra do Ano” é o dicionário Oxford e o termo para 2019 foi “Emergência climática”, mostrando que a os participantes da análise da editora inglesa têm uma visão mais abrangente de “dificuldades”. Naquele caso, a escolha é feita por meio de debate com um júri que avalia critérios como “potencial duradouro” e “significância cultural” da palavra (ou palavras). Em 2018, o termo de Oxford foi “tóxico”.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros