Festival de Interlagos: conexão entre produto e lifestyle
Com patrocínio de Santander, BetMGM, Mercado Livre e Heineken, além de ter a Globo como mídia partner, atração foca em tornar experiências inesquecíveis
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Valeria Contado
30 de maio de 2025 - 14h17
Festival Interlagos quer ser a Disneylândia dos fãs de automobilismo (Crédito: Divulgação)
Desde quinta-feira, 29, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, está sediando o Festival de Interlagos. O evento que engloba ativações para o setor de motocicleta vai até 1º de junho, enquanto o que abrange o setor automotivo ocorrerá de 12 a 15 de junho.
Para este ano, a proposta é unir experiência, com base na experimentação dos carros e motos disponíveis no local, lifestyle, por meio das lojas de roupas e acessórios, e entretenimento com os shows que encerram cada dia do evento.
Entre as atrações, estão confirmados Matuê, Pedro Sampaio e Dubdogs, no dia 30, Felipe Ret, Cat Dealers e Dennis Dj, no dia 31 e Titãs, Charlie Brown Jr. e DJ Sammi no dia 1. Já para os fãs de carros, Seu Jorge e Iza abrem o festival no dia 13, Maiara e Maraisa, Dj Lie e Fred e Fabrício estarão no segundo dia, enquanto Ferrugem e Digo Nogueira encerram a programação no dia 15.
Além disso, essa edição apresenta uma arena com uma roda gigante, tirolesa e um espaço off road, para os fãs de atividades praticadas por 4×4. “O festival oferece uma Disneylândia para os apaixonados por motores. Ele nasceu no salão de exposições e cresceu, porque o público quer experiencia, quer poder testar carros e um espaço voltado para acessórios para conversar com o consumidor final”, diz Bárbara Apiacá, diretora de marketing do Festival Interlagos.
A experiência é pensada para atingir um público variado, que atenda desde quem é heavy user desse tipo de produto, até aqueles que vão para o festival em busca de elementos de lifestyle – por meio da compra de roupas e acessórios nas lojas – ou mesmo quem vai para aproveitar os shows.
Com isso, a expectativa da empresa é que passem pela atração cerca de 200 mil pessoas em cada segmento. “Criamos um produto que tem uma via de 2 mãos. Trazemos o heavy user para conhecer o entretenimento e as pessoas do entretenimento para o mercado automobilístico”, afirma a executiva.
Por esse motivo, o mote para esta edição é “Experimente o Inesquecível”, que convida o público a participar das ativações e viver a experiência de dirigir no autódromo – palco de inúmeras competições automotivas – carros que tradicionalmente o consumidor encontraria nas ruas da cidade.
“Entendemos que as pessoas estão aqui porque são fanáticas por uma marca. Além de vendermos muitas motocicletas, vendemos um estilo de vida, afirma Fábio Pacheco, diretor de estratégia criativa da Netza, agência responsável pelo desenvolvimento das estratégias de experiências de Honda, BMW Motorrad, Harley-Davidson, Shineray, Vipal e BetMGM (duas rodas) e Honda, BMW, Mini e BetMGM (automóveis).
Este ano, o Festival Interlagos conta com mais de 250 expositores participam do festival, que emprega cerca de 4.800 profissionais. Entre os patrocinadores estão Santander, BetMGM, Mercado Livre e Heineken.
Para a edição de 2025, o Festival de Interlagos registrou um crescimento de 20% no investimento para a construção do evento, visando o desenvolvimento de uma estrutura que fosse mais proveitosa para os parceiros comerciais e marcas participantes.
Além disso, a Globo se tornou mídia partner da atração e, por meio desta parceria, oferecerá entradas ao vivo na programação da emissora. Desde o dia de estreia, até o final serão cinco links na TV aberta. Para Barbara, essa parceria deve ajudar a ultrapassar os impactos que foram gerados na última edição, que atingiram cerca de 1 bilhão de pessoas.
Isso também se reflete na captação de parceiros, como afirma Pacheco, da Netza. “Queremos gerar patrocínio e isso está nos ajudando. Giramos um mercado que não é só no automobilismo”, avalia.
Marcando o lançamento oficial dos novos de scooters da Vespa e da Piaggio, a 2W Motors levará ao festival um teste para pilotos habilitados na categoria A (motocicletas) com no mínimo três anos de experiência.
Já a Harley-Davidson aposta em três painéis em seu espaço que conectam o universo das motocicletas à arte do grafite e à identidade da marca. O retrata a Águia Americana — um ícone dentro da cultura Harley-Davidson — sobrevoando os principais cartões postais do Rio de Janeiro.
No centro, Carcará, ave brasileira associada ao asfalto e à rua, é retratado voando em harmonia com uma Fat Boy pelos pontos emblemáticos de São Paulo, como o MASP, enquanto o terceiro desenho celebra o estilo de vida dos “harleyros”, com mãos tatuadas e elementos visuais que representam a cultura custom.
A Suhai Seguradora, patrocinadora âncora do evento, organizou uma série de ativações no paddock, junto com a Casa da Vila. Lá os visitantes poderão se cadastrar na plataforma e viver uma experiência gamificada avançando em missões que serão transformadas em selos que poderão ser trocadas por brindes.
Já a Texaco propõe aos visitantes uma imersão na história das motocicletas, mostrando a evolução das motos com exposição de diversos modelos originais em um local totalmente ambientado, além de trazer de volta o Tatoo Studio onde os visitantes terão a oportunidade de fazer na hora uma tatuagem, com desenhos pré-definidos.
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