Foreo busca creators fora do segmento de beleza
Empresa baseia estratégia de marketing em influenciadores e PR e estima, para o final do ano, um crescimento seis vezes maior do que 2018
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Thaís Monteiro
27 de novembro de 2019 - 13h18
Nesta quarta-feira, 27, a Foreo, marca de beleza e tecnologia, realiza na Casa Tegra uma aula de dança de axé anos 1990 com as dançarinas Sheila Mello e Sheila Carvalho, ex-integrantes do grupo É o Tchan. Contando com a presença de influenciadores digitais e convidados, o evento é uma exemplificação no mundo físico da campanha #DesafioFitnessForeo, iniciada em agosto desse ano para o lançamento do produto Luna 3, em que a marca sueca fomenta uma relação entre a beleza e o bem-estar físico, mental e emocional através do conceito de beleza ativa.
Mercado de beleza: high tech e high touch
A aula de dança também computa a última ativação da Foreo no ano em que investiu R$ 15 milhões em marketing. Para 2020, o investimento gira em torno do mesmo valor, “mas provavelmente maior”, diz Bianca Tavares, gerente geral da Foreo Brasil, pois as expectativas de crescimento em vendas são maiores. De 2017 para 2018, a empresa cresceu 300% no País. A estimativa para 2019 é que a empresa feche o ano com um crescimento seis vezes maior do que o anterior e, em 2020, dobrar o resultado de 2019.
Na comunicação, a empresa mantém seus dois pilares estratégicos principais: relações públicas e marketing de influência. “Acreditamos que o PR acaba chancelando as marcas e por isso é super importante e o marketing de influencia é uma forma de gerar desejo no consumidor e aumenta o brand awareness. Com os influenciadores, conseguimos ter um cunho mais educacional, contar o que o produto é”, conta a executiva. A Foreo não conta com o trabalho de agências de publicidade em sua comunicação.
Um dos desafios da Foreo quando chegou ao Brasil em 2016 foi ensinar o público do que se tratava o aparelho de limpeza de rosto vendido pela marca. Os criadores de conteúdo auxiliaram nessa divulgação. Hoje a empresa trabalha com 140 personalidades. No início eram os early adopters, influenciadores de beleza e celebridades. Com o tempo, a empresa iniciou um relacionamento com humoristas como Felipe Neto para campanhas pontuais e busca explorar novos perfis. O YouTube e Instagram são as redes principais na estratégia da Foreo, mas Bianca adianta que a marca pensa em investir no TikTok.
O ano, para Foreo, também fecha com presença em 120 pontos de venda, quatro vezes a mais do que a marca estava no início do ano (30) e novos parceiros, como C&A e Riachuelo. Atualmente, os produtos são vendidos também no portal da marca, na Renner, Sephora, The Beauty Box, Beleza Na Web outros portais e algumas perfumarias seletivas. O plano de expansão de 2020 é intensificar a presença fora do estado de São Paulo. A marca já vende produtos em cidades do Sul, mas com menor expressão se comparado ao mercado paulista. De acordo com Bianca, mercados como o de Brasília, Curitiba e Goiânia são atrativos para a marca.“No mundo, o mercado mais importante para a Foreo é a Ásia, principalmente a China, seguida do Japão e Estados Unidos. Mas a América Latina tem um potencial de mercado muito grande. É um mercado que está crescendo muito. O Brasil é o quarto mercado de beleza no mundo e corresponde a 48%¨do mercado da América Latina”, pontua Tavares.
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