Giroflex-forma arruma a casa
Sob nova direção e quadriplicando investimentos em marketing, empresa quer atingir faturamento de R$ 1 bilhão em cinco anos
Desde novembro de 2011 sob o comando da Galícia Investimentos, fundo de private equity formado por ex-executivos da Ambev, a Giroflex-forma tem incorporado a visão de varejo dos novos donos da empresa. Prestes a completar 60 anos de mercado, a companhia faz apostas em móveis mais confortáveis, com variações de cores e materiais, esperando crescer 30% e faturar R$ 250 milhões em 2012. A meta em médio prazo é ainda mais ambiciosa: elevar esse valor para R$ 1 bilhão em até cinco anos.
O estilo do novo comando tem impulsionado outras mudanças na empresa. Antes duas operações distintas, Giroflex e Forma passaram a ser uma só, inclusive no nome. Da antiga diretoria sobraram apenas dois executivos — um deles a diretora de marketing, a colombiana Sandra Barbosa, que está na companhia desde 2007. A equipe, que ano passado era formada por três pessoas, em 2012 saltou para 30. No orçamento, a variação foi de R$ 800 mil para R$ 3 milhões. E o que for economizado em outros setores será direcionado também a esta área. “Éramos uma equipe enxuta, com recursos limitados e fazíamos o básico, sem muito investimento em pesquisa e desenvolvimento, participando dos eventos regulares”, conta.
Sandra define a Giroflex-forma como uma companhia que desenvolve “soluções inteligentes de conforto e bem-estar com design para seu espaço de trabalho”. Isso porque a ergonomia e a beleza são itens inerentes às peças e porque não se fala mais em “móveis para escritório”, já que hoje se trabalha de vários lugares.
Voltada aos segmentos corporativos A e B, tendo em seu portfólio clientes como Dupont, JBS, Bradesco, Santander e Natura, a empresa tem dado atenção também a mercados fora dos endereços óbvios. Tem, por exemplo, uma equipe dedicada a atender os bairros das zonas leste e norte da capital paulista e as regiões do ABC e Alphaville, região metropolitana. “São bairros e áreas que estão em pleno crescimento com empresas de altíssimo valor agregado”, avalia a executiva.
Para vender melhor, a Giroflex partiu para a busca imediata de melhorar as ferramentas que ajudassem a marca, que tem força e tradição, a se comunicar. O site, fundamental para as vendas no segmento, foi totalmente reestruturado, em um trabalho executado pelas empresas Navigators (estrutura) e Índio da Costa (identidade visual). As fotos receberam atenção milimétrica com a contratação do fotógrafo Tuca Reinés, incumbido de refazer as imagens de 100% do portfólio. A atualização radical busca atrair executivos e arquitetos mais jovens que ainda não tenham entrado em contato com a marca.
Participar de eventos importantes também continua na pauta, tanto que este mês a companhia marca presença na feira nacional do setor, a Office Solution. E na capital paulista, a empresa investiu R$ 5 milhões em um showroom que conta até com auditório para eventos.
Nova agência
Outra iniciativa que marca a nova fase da Giroflex é a contratação recente da agência Giacometti. O primeiro trabalho para a marca não será uma campanha e sim um estudo nacional sobre as maneiras como os consumidores desse nicho de produtos se informam quando precisam fazer aquisições de tais tipos de móveis. Nos canais tradicionais de mídia, o foco são as publicações segmentadas e as revistas de negócios, onde estão os responsáveis pelas decisões de compras. Após arrumar a casa, no que diz respeito à comunicação, a Giroflex ingressará no universo das redes sociais, o que deve acontecer no início de 2013.
