Women to Watch

Marcas e instituições reforçam mobilização contra o assédio

Lei contra a importunação sexual completa 7 anos e inspira campanhas e ações que intensificam o combate ao problema

i 24 de setembro de 2025 - 9h46

Uma pesquisa recente apontou que 75% das mulheres das 10 maiores cidades do Brasil já sofreram assédio sexual. Os dados são do estudo Mulheres 2025, feita pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec).

Locais públicos como ruas, praças, parques, praias, transporte público e carros de aplicativos são os lugares mais frequentes. Já segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2024, a taxa de assédio sexual no Brasil chegou a 3,9 a cada 100 mil habitantes, e de importunação sexual chegou a 17,9. Em números absolutos, essas taxas representam 8.353 casos de assédio e 37.972 de importunação sexual.

A lei que pune a importunação sexual surgiu em 2018 e completa 7 anos neste dia 24 de setembro. O texto criminaliza os atos de importunação sexual e divulgação de cenas de estupro, nudez, sexo e pornografia, com penas de prisão de 1 a 5 anos. A lei caracteriza a importunação sexual como um “ato libidinoso” contra alguém e sem sua anuência, “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”.

Dado este contexto, ainda se fazem necessárias campanhas de conscientização e combate ao assédio. Parte desta responsabilidade também recai sobre as marcas, que são cada vez mais impelidas a se posicionarem contra casos de discriminação e violência. Listamos abaixo campanhas de destaque que tratam do tema por meio de treinamentos, ativações, conscientização e manifestos contra o assédio.

Stand Up (L’Oréal Paris)

(Crédito: Divulgação)

(Crédito: Divulgação)

Em 2020, a marca de beleza lançou o projeto Stand Up, em parceria com a Right To Be, organização global de combate ao assédio. Por meio da metodologia dos 5Ds da Right To Be (distrair, delegar, documentar, dirigir-se ao assediador e dialogar), a ação tem desenvolvido diversas campanhas e ativações contra o assédio.

A mais recente foi um treinamento ao vivo durante uma partida de futebol masculino entre os times Botafogo e Palmeiras, no último dia 17 de agosto. O treinamento foi acompanhado de uma mensagem da cantora Anitta incentivando o engajamento dos torcedores. A parceria entre L’Oréal Paris e Botafogo teve início em 2024, com treinamentos voltados para colaboradores da área corporativa e das categorias de base do clube.

Outra campanha foi a “Classificação Educativa”, desenvolvida em parceria com a WMcCann, em 2023, que alerta sobre assédio naturalizado em conteúdos audiovisuais. A plataforma open source auxilia na identificação e classificação de diferentes tipos de assédio em conteúdos de novelas, séries e filmes.

No mesmo ano, a marca promoveu outro treinamento contra assédio dentro da plataforma do Roblox, sob a hashtag #WeStandUp. O treinamento tinha o objetivo de reconhecer a agir em casos de assédio nas ruas.

A L’Oréal Paris disponibiliza Stand Up, treinamento global antiassédio (Crédito: Divulgação)

L’Oréal Paris criou o Stand Up, treinamento global antiassédio (Crédito: Divulgação)

Aqui não é não (Governo do Estado do Rio de Janeiro)

A agência Nova assinou a campanha de Carnaval de 2025 da Secretaria da Mulher do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que teve como objetivo combater o assédio contra a mulher durante as festividades.

A campanha foi protagonizada pela atriz, ritmista e rainha de bateria Viviane Araújo, sob o slogan “Aqui não é não. Respeite a decisão”, e começou no dia 26 de fevereiro. As peças incluíam mídia digital, spot de rádio, ativações e material para out-of-home que divulgavam o aplicativo Rede Mulher e o telefone 190, ferramentas de denúncia contra o assédio sexual durante o Carnaval.

#NãoMexeComAsPrincesas (Vivo)

Em 2024, a Vivo lançou uma campanha contra o assédio nos games intitulada #NãoMexeComAsPrincesas. O projeto deu continuidade a outras ações da marca, como #mygamemyname e #e-quality, que também tinham como objetivo promover a equidade de gênero. A campanha foi assinada pela Africa Creative e incluiu ativações em mapas do Roblox e Fortnite, música e filtros de webcam com imagens de princesas clássicas, além do envio de moletons com o mesmo mote para jogadores.

Vivo busca combater assédio nos jogos (Crédito: Divulgação)

Vivo busca combater assédio nos jogos (Crédito: Divulgação)

STF e Porta dos Fundos

Para o Dia Internacional das Mulheres deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) criou uma campanha em parceria com o Porta dos Fundos para falar sobre os direitos das mulheres e leis que garantem a sua proteção.

A comunicação contou com duas esquetes publicadas nos dias 8 e 10 de março. A primeira trata da tese da “legítima defesa da honra”, muitas vezes usada como justificativa de feminicídios e agressões contra mulheres. O vídeo foi roteirizado por Kika Hamaoui e Gustavo Vilela e contou com a participação do ator Gregório Duvivier.

Já a segunda esquete retrata como o passado das vítimas é utilizado como justificativa para casos de violência e assédio. O vídeo foi escrito por Barbara Duvivier e Gabriela Niskier.

Abrigo Amigo

A Eletromidia e a AlmapBBDO criaram o projeto Abrigo Amigo, uma rede de pontos de ônibus que tem como objetivo diminuir a sensação de insegurança de pessoas, principalmente mulheres, que utilizam as paradas desacompanhadas.

O projeto, que teve início em 2023, ganhou um Leão de Ouro no Festival de Cannes e segue em expansão. Em parceria com a Claro, a iniciativa, que antes funcionava nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Cuiabá, agora passa a contemplar também Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Sorocaba.

Cada um dos pontos de ônibus é equipado com câmeras e um botão, que aciona uma central de atendimento que poderá conversar e fazer companhia aos passageiros e passageiras enquanto aguardam a chegada dos transporte.

Respostas contra o assédio (Bradesco)

Durante o intervalo do Jornal Nacional do dia 5 de abril de 2021, o Bradesco apresentou uma nova função de sua assistente virtual, a Bia, que passou a dar respostas mais contundentes em situações de assédio.

Desenvolvida pela Publicis, a peça exibiu mensagens desrespeitosas que a assistente virtual, e que as mulheres em geral, recebem diariamente. No filme, a IA responde: “essas palavras são inadequadas, não devem ser usadas comigo e com mais ninguém” e “pra você pode ser uma brincadeira, pra mim foi violento”.

Patrocinadores do BBB23

Na edição do Big Brother Brasil de 2023, ocorreu um caso de assédio envolvendo a participante de intercâmbio Dania Mendez, o cantor MC Guimê e Cara de Sapato. Durante uma festa, o programa exibiu cenas do MC tocando no corpo da participante e do ex-lutador a beijando e a abraçando.

O ocorrido gerou muitos comentários nas redes sociais e 18 patrocinadores do programa se manifestaram. O primeiro foi o Mercado Livre, que postou nas redes a frase: “Chega de assédio. Até mesmo um aperto de mãos só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes”. Ademicon, Chevrolet, Coca-Cola, Nestlé, Riachuelo, Seara e outras marcas patrocinadoras também se manifestaram nas redes sobre o episódio, condenando o assédio.

Diversão com respeito (Heineken e Sympla)

O Grupo Heineken, a Sympla e a plataforma Livre de Assédio se uniram para lançar o programa ‘Diversão com Respeito’. A iniciativa inclui um curso online gratuito sobre prevenção e combate ao assédio voltado principalmente a brigadas, equipes de atendimento, gestores de estabelecimentos e profissionais de agências e produção de eventos.

O curso, que pode ser acessado na plataforma da Sympla Academy desde maio de 2025, aborda temas como consentimento, identificação de discriminação e assédio, orientações para lidar situações de risco e protocolos de respostas e acolhimento à vítimas.