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Havaianas quer celebrar o orgulho LGBTQIA+ o ano todo

Marca remove divisão de produtos por gênero, amplia numerações e cria coleção que doa 7% dos lucros para a causa da diversidade e inclusão


31 de março de 2021 - 6h00

Linha Global Pride ganha mais seis opções de produtos e celebra o orgulho LGBTQIA+ por todo o ano (Crédito: Divulgação)

A Havaianas lançou neste mês seis novos produtos na sua linha Global Pride e reafirma assim seu propósito de celebrar e apoiar a causa não apenas no mês do orgulho LGBTQIA+. A linha, criada em junho do ano passado, cresce agora com novos modelos de meias, chinelo, camisa, sunga, bucket e bandana pride. A empresa destina 7% do lucro líquido das vendas para a ONG All Out que apoia e ajuda a comunidade.  

Esta é uma comunidade que precisa de muito apoio. Ainda existem 70 países onde é ilegal ser homossexual. As ONGs estão aí para dar suporte, mas para isso precisam de dinheiro. Entendemos que direcionar recursos para esse trabalho mostra nosso real desejo de estar próximo não apenas para celebrar a comunidade, mas apoiá-los da melhor maneira possível”, afirma Fernanda Romano, CMO de Alpargatas. 

É neste modelo “winwinwin (a marca ganha, a comunidade ganha e a sociedade ganha) que a Havaianas quer atuar. Com o lançamento de 2020, foi arrecadado mais de R$ 260 mil para a All Out e, segundo Fernanda, parte desta contribuição já foi usada em um protesto na Polônia que denunciava a violência contra os LGBTs 

Trabalho de longo prazo
Para falar sobre orgulho LGBTQIA, a Alpargatas percebeu que era necessário olhar antes para dentro da empresa. Além de existir uma divisão de produtos por gênero, os modelos femininos só tinham algumas numeraçõesA marca decidiu, então, resolver primeiro este problema estrutural: estenderam os números do portfólio, retiraram a divisão binária e realizaram um trabalho interno com workshops e consultores 

A partir disso, a empresa lançou a linha Global Pride no mês do orgulho em 2020, mas desde o início, já estava decidido que não seria apenas uma coleção cápsula, mas, sim algo que estaria sempre disponívelpois a empresa não queria se encaixar na ideia de “Pink Wash” e também poder gerar mais oportunidades de arrecadação para a ONG durante o ano.  

“Para nós não é simplesmente uma oportunidade de abrir conversa com uma audiência, queríamos participar da agenda com o jeito Havaianas, de forma autêntica e contínua. Ao desenhar uma plataforma para isso, conseguimos mostrar que somos sérios sobre a questão”, conta a CMO.  

**Crédito da imagem no topo: Mercedes Mehling/Unsplash

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