IBM vende sua plataforma de marketing
Divisão da companhia que usa inteligência artificial do Watson foi adquirida pelo fundo de investimentos Centerbridge Partners
Divisão da companhia que usa inteligência artificial do Watson foi adquirida pelo fundo de investimentos Centerbridge Partners
Renato Rogenski
5 de abril de 2019 - 12h02
A IBM anunciou nesta quinta-feira (4), em Nova York, um acordo definitivo para a venda de sua divisão Watson Marketing, plataforma que utiliza inteligência artificial para oferecer soluções de comunicação aos clientes. O comprador é o fundo de investimentos Centerbridge Partners e a transação deverá ser concluída nos próximos meses, ao passo da conclusão das revisões regulatórias aplicáveis.
De acordo com o comunicado oficial da IBM, a ideia da Centerbridge é construir uma empresa independente, e que ofereça um portfólio abrangente e moderno de soluções para atender aos maiores desafios do CMO em marketing e publicidade. Nos próximos dias, a companhia deve anunciar um novo nome e identidade para a marca.
O CEO da nova empresa será Mark Simpson, atualmente vice-presidente de gerenciamento e estratégia para as ofertas de plataformas de marketing e e-commerce da IBM. Grande parte dos executivos que já estavam trabalhando na divisão, também devem continuar em seus postos.
As soluções de marketing da IBM incluem ferramentas de automação de campanhas, análise de dados e experiência dos clientes, um sistema de gerenciamento de conteúdo com tecnologia de inteligência artificial, além de diversas outras APIs.
“Estamos entusiasmados com este próximo capítulo da história, que nos permitirá desenvolver os passos significativos que adotamos nos últimos anos para modernizar o portfólio. Uma vez encerrada, essa transação nos ajudará a acelerar nossos esforços para capacitar nossos clientes a tomar decisões mais inteligentes e oportunas em suas iniciativas de marketing e publicidade”, afirmou Simpson.
“A empresa é uma líder comprovada na oferta de soluções de marketing baseadas em inteligência artificial em um setor em constante evolução. Estamos profundamente comprometidos em promover esses produtos atraentes através de investimentos contínuos e pretendemos acelerar os roadmaps de produtos existentes, além de introduzir novas categorias”, comentou Jared Hendricks, diretor administrativo sênior da Centerbridge, em comunicado.
Apesar da venda da divisão, a IBM pretende continuar atuando com uma espécie de parceira da nova empresa. Pelo menos foi o que afirmou a gerente global de engajamento para o cliente Watson, Inhi Cho Suh. “A IBM planeja trabalhar com o Centerbridge em nuvem e inteligência artificial. Vamos ajudar nossos clientes a continuarem se transformando nesta nova era da tecnologia”, explicou.
Imagem de topo: Ryzhi/ iStock
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