Inadimplência cai para 7,3% no Brasil
Estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) será divulgado nesta terça-feira 29, quando começa o Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP)
Estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) será divulgado nesta terça-feira 29, quando começa o Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP)
Meio & Mensagem
29 de outubro de 2013 - 8h28
O Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP) começa nesta terça-feira 29, quando a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) divulga uma pesquisa com novos dados sobre a inadimplência no Brasil. Antecipadas ao jornal Folha de S. Paulo, as informações mostram que as dívidas entre os usuários de cartão de crédito vêm registrando uma trajetória de queda.
Em 2012, já havia recuado de 8,7% para 7,8% e agora caiu ainda mais, para 7,3%. Em entrevista para a reportagem da Folha de S. Paulo, Marcelo Noronha, presidente da Abecs e diretor de cartões e crédito ao consumo do Bradesco, disse que “os números são alvissareiros". De acordo com o levantamento, o índice de trabalhadores que possuem pelo menos um cartão de crédito saltou de 68% em 2008 para os atuais 76%, sinalizando um avanço significativo do uso de meios eletrônicos para a efetivação de pagamentos.
Realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o CMEP é organizado pela Abecs em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que atualmente tem em seu quadro associativo 125 do total de 178 bancos registrados no Banco Central do Brasil.
Regulamentação
Sancionada pela presidente Dilma Rousseff no início de outubro, a lei nº 12.865 traz novas regras para o setor de cartões, que devem ser anunciadas no próximo dia 4 de novembro pelo Banco Central. Uma das medidas mais aguardadas pelo mercado é a regulamentação dos pré-pagos emitidos por instituições não-financeiras. As empresas deverão seguir as normas do Banco Central, instituindo rígidos controles internos capazes de proteger o cliente e evitar fraudes ligadas, por exemplo, à lavagem de dinheiro. A expectativa é que a lei se estenda também para pagamentos de tarifas, além de lançar diretrizes sobre as contas de pagamentos ofertadas por empresas não-financeiras.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros