Maximídia

ESPN aposta em integração entre TV, streaming e digital

Marcela Rafael, Paulo Antunes e Fernando Lapa destacam o papel da ESPN como ativo estratégico para marcas

i 2 de outubro de 2025 - 19h20

ESPN

Fernando Lapa, Marcela Rafael e Paulo Antunes (Créditos: Divulgação)

No palco do Maximídia, a ESPN — braço esportivo da The Walt Disney Company — destacou como a combinação entre tradição jornalística, inovação digital e paixão pelo esporte entrega valor não só aos fãs, mas também às marcas.

Fernando Lapa, head de Ad Sales Sports na ESPN, afirma que fazer parte da Disney já se apresenta como um diferencial estratégico, pois amplia credibilidade, valor e alcance de conteúdo. O executivo ainda destacou que ter acesso a dados globais da companhia e deter direitos exclusivos no esporte dão à ESPN grande vantagem em relação à concorrência — atualmente, o veículo oferece o portfólio de esportes mais completo do Brasil.

Entre as novidades para o próximo ano, estão a transmissão exclusiva dos quatro Grand Slams de tênis e uma cobertura multiplataforma robusta da Copa do Mundo 2026. O futebol, ressalta Lapa, segue sendo um pilar comercial central na ESPN, mas a diversidade de propriedades esportivas reforça a amplitude da marca.

A ESPN também celebra, neste ano, os 25 anos do SportsCenter, uma de suas franquias mais reconhecidas, apresentada atualmente por Marcela Rafael, também presente no palco do Maximídia. O programa segue como vitrine estratégica do jornalismo esportivo, bem como espaço de conexão com fãs e patrocinadores.

Para Paulo Antunes, comentarista do programa e referência na cobertura de NFL, a credibilidade conquistada globalmente explica a proximidade da ESPN com os fãs. O executivo recorda que a interação com o público já existia antes mesmo das redes sociais, por meio de e-mails trocados com espectadores do SportsCenter, e que a chegada das novas plataformas apenas potencializou esse relacionamento em múltiplas telas.

A estratégia digital ocupa lugar central não só dentro da ESPN, como também na Disney. Lapa destaca que streaming e plataformas digitais não competem entre si, mas se complementam: o digital atrai e engaja, enquanto o streaming fideliza.

Não se trata apenas de uma extensão ao conteúdo, mas sim de uma porta de entrada para novas gerações. Um exemplo disso é o crescimento da base de fãs da NFL no Brasil, que triplicou em dez anos, impulsionado pela cobertura da ESPN — o veículo é reconhecido no mundo por sua relação estreita com o esporte.

No que se trata de publicidade, Lapa é enfático: no esporte, ela vai muito além da exposição de marca, é experiência. Na ESPN, os pacotes de temporada utilizam uma abordagem multiplataforma, respeitando o tom da comunidade esportiva e equilibrando alcance com relevância. O executivo menciona ainda a parceria com a Stellantis e a RAM, como exemplo de campanhas que se conectam com a audiência por meio de narrativas culturais e sociais.

Com a missão de equilibrar tradição e inovação, a ESPN mostrou no Maximídia que esporte não é apenas entretenimento, mas uma plataforma de paixão capaz de gerar conexões profundas entre marcas e consumidores.