Promoções já são parte da cultura brasileira, indica estudo
Estudo da Score, Hibou e Portal da Promo indica que promoções já integram hábitos de consumo dos brasileiros
As promoções são importantes na decisão de compra dos brasileiros, uma vez que 83% deles já trocou uma marca por outra em promoção nos últimos 18 meses. É o que indica estudo inédito com análise da Score, agência de Data Retail & Shopper Experience do ecossistema B&Partners, Hibou, com curadoria editorial do Portal da Promo.

Estudo também indicou as preferências dos consumidores brasileiros em relação a promoções (Crédito: Stock-Asso/Shutterstock)
Os resultados foram obtidos com base em 2.069 respostas em abordagem online entre 28 de agosto e 8 de setembro de 2025.
A economia é o principal objetivo dos consumidores (61,1%). Para além do ganho financeiro, o relatório indica que as promoções também geram experimentação ou possibilidade de compra. Além disso, podem induzir consumidores a compras não planejadas: 56% afirmam já ter adquiriram um item apenas pela promoção. Para 37%, a estratégia influencia moderadamente na decisão de compra.
Descontos são o tipo de promoção favorito dos brasileiros, com 59,7% das citações. Mecanismos de “leve 2 e pague 1” são citados por 54,1%, enquanto cashback e compre e ganhe quase empatam, com 32,6% e 32,5%, respectivamente. Também foram citados brindes (27,5%), programas de fidelidade e benefícios (23,1%) e sorteios (22,4%).
De acordo com o estudo, 40% se declaram usuários médios de promoções, enquanto 37% se intitulam usuários frequentes e 23% ocasionais. De forma geral, 20,4% participam de promoções de uma ou duas vezes por mês. Para 28,5% a participação depende da oferta em questão.
No que diz respeito aos canais, o destaque vai tanto para o online, quando para o offline. Os supermercados e hipermercados abrigam os melhores negócios para quase 60% dos respondentes. Sites como Shopee, Shein e Temu aparecem na sequência (47,1%), sucedidos por marketplaces como Magalu, Mercado Livre e Amazon (41,8%).
Há um alerta, contudo, para que marcas ofereçam mecânicas fáceis, benefícios tangíveis e comunicação sem pegadinhas em meio a um cenário de desconfiança. De forma geral, 22% reclamam de letras miúdas e 19% dizem não conhecer alguém que tenha ganhado um prêmio. Frases como “resgate garantido” e “vale a pena participar” são bem vistas neste sentido. A adesão está conectada à facilidade de acesso e às promoções justas e claras.
As marcas também podem explorar mais a criatividade em campanhas voltadas para promoções, uma vez que 46% avaliam o quesito como mediano.
Além disso, para o próximo ano, há espaço para explorar inovação, propósito e personalização, uma vez que consumidores buscam premiações personalizadas (57%), integração com causas sociais e ambientais (55%), experiências imersivas (5%) e gamificação (6%), por exemplo.
Entre as marcas mais citadas pelos consumidores estão Nestlé, Ipê e Bauducco, por exemplo. O estudo chama a atenção para o fato de que é preciso considerar a frequência de compra de cada produto e reforçar os benefícios da fidelização, incentivando a escolha da marca.
