Assinar

Living Books: plataforma quer transformar livros em exposições sensoriais

Buscar

Living Books: plataforma quer transformar livros em exposições sensoriais

Buscar
Publicidade
Marketing

Living Books: plataforma quer transformar livros em exposições sensoriais

Iniciativa das agências SRCOM e V3A terá estreia em outubro, no Rio, com mostra que homenageará os 80 anos da obra O Pequeno Príncipe


21 de agosto de 2023 - 17h56

livros exposições

Projeção 3D da exposição “As Pegadas do Pequeno Príncipe”, que será inaugurada em outubro, no shopping RioSul (Crédito: Divulgação)

Construir exposições e experiências imersivas com base na história e nos personagens de grandes obras da literatura mundial é o objetivo da Living Books.

A nova plataforma cultura foi criada pelas agências SRCOM e V3A e seu primeiro projeto será a exposição Pegadas do Pequeno Príncipe, que estreará em outubro, no shopping RioSul, no Rio de Janeiro, em parceria com as empresas DeepLab Project e BGO, como homenagem aos 80 anos da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

A ideia de transformar obras da literatura em uma plataforma de experiências e interatividade partiu da percepção dos líderes das agências de que os leitores querem, também ter protagonistas das histórias.

“Na era da experiência, o que vale é participar, interagir, se emocionar. Estudos mostram que absorvemos apenas 10% de um conteúdo quando o lemos, mas esse nível de retenção pode chegar a 85% quanto também vemos, ouvimos e interagimos com uma história”, explica Cristiano Botinha, sócio e diretor da vertical de música e cultura da V3A.

Livros e artes como fonte de referência às exposições

Outra fonte de inspiração que os sócios das agências tiveram para desenhar o projeto da Living Books foram as exposições imersivas já realizadas no Brasil, que permitiram uma conexão sensorial entre as pessoas e obras de artistas como Picasso, Michelangelo, Leonardo Da Vinci e Van Gogh.

“Percebemos que o modelo era facilmente adaptável e inédito para obras literárias”, conta Abel Gomes, sócio e VP criativo da SRCOM.

A literatura, inclusive, mostrou a eles um universo praticamente infinito de autores e obras que poderiam ser trabalhados. “Daí surgiu a ideia de criarmos uma plataforma cultural com o objetivo de dar vida a livros através de experiências inovadoras, que possibilitem às pessoas fazerem parte de suas histórias, explorarem o fascinante universo de suas páginas e mergulharem em suas tramas e personagens”, complementa Gomes.

Marcas na Living Books

Para a primeira exposição interativa “As Pegadas do Pequeno Príncipe”, a V3A e a SRCOM firmaram parceria com a Prio, que será a apresentadora da mostra. A exposição terá patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Airfrance, Hospital Pequeno Príncipe e a Foundation Antoine de Saint-Exupéry.

Segundo Botinha, a petroleira é conhecida por apoiar projetos culturais e ficou animada ao conhecer o projeto, que contará com apoio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Além da Prio, a ideia é que outras marcas também participem desta e das demais edições da Living Books. O VP da SRCOM detalha que os anunciantes podem ser apresentadores, patrocinadores apoiadores ou media partners das exposições. O RioSul, que sediará “As Pegadas do Pequeno Príncipe”, recebeu o título de shopping oficial do projeto.

Além do Rio de Janeiro, neste ano, a exposição que celebra a obra Pequeno Príncipe também deve passar por São Paulo, no primeiro semestre em 2024, e por Recife, na segunda metade do próximo ano.

“Já estamos trabalhando no desenvolvimento da próxima exposição, cujo nome ainda não posso revelar, mas que unirá vários clássicos da literatura infantil em uma mesma exposição”, antecipa Gomes, da SRCOM.

Publicidade

Compartilhe

Veja também