Top 10 marcas mais valiosas do mundo
Ranking BrandZ, da Kantar, destaca as marcas mais valiosas do mundo com base em desempenho financeiro e critérios de reputação
Ranking BrandZ, da Kantar, destaca as marcas mais valiosas do mundo com base em desempenho financeiro e critérios de reputação
Meio & Mensagem
11 de outubro de 2022 - 11h33
Que fatores levam uma empresa a figurar entre as marcas mais valiosas do mundo? A resposta para essa pergunta depende de uma combinação de fatores, que vão desde o faturamento gerado pela companhia, a quantidade de vendas (e valores) que ela gera no mundo e, também, a imagem que ela passa aos consumidores, acionistas e outros stakeholders.
Geralmente, as marcas mais valiosas são aquelas com operações globais, ou seja, que comercializam seus produtos ou serviços em várias partes do mundo. Essa presença universal dá uma dimensão mais ampla aos negócios da empresa como também amplia seu conhecimento entre a população de diferentes mercados.
Definir as marcas mais valiosas do mundo é um trabalho que já foi realizado por diversas consultorias, cada uma com metodologia e critérios diferentes para avaliar o valor atribuído a cada uma das empresas.
Globalmente, uma das empresas de credibilidade a realizar esse estudo é a Interbrand, consultoria internacional dedicada, há mais de 45 anos, a avaliar o valor das marcas e mensurar sua reputação perante os consumidores. Há 22 anos, a consultoria divulga o Best Global Brands, lista que mapeia, sob diversos critérios, as marcas mais valiosas do planeta.
Uma das listas internacionais de marcas mais valiosas de maior reputação é o BrandZ, elaborado pela Kantar, consultoria internacional dedicada a pesquisas de mercado, mensuração de audiência e insights de negócios.
Publicada anualmente, a lista das marcas mais valiosas do mundo do BrandZ classificam as principais empresas do mundo, as líderes de seus segmentos e aquelas empresas que devem chamar a atenção do mercado.
O relatório é publicado há 14 anos e é elaborado com base em análises, avaliações e pesquisas que já envolveram, ao longo dos anos, mais de 14 mil marcas, de 51 diferentes mercados. Essa quantidade de empresas no banco de dados é elevada porque, além do ranking global, a Kantar também elabora relatórios do BrandZ específicos para cada país.
Dessa forma, além de ter uma divisão dos valores das grandes empresas, em âmbito global, o BrandZ também permite uma avaliação da imagem, valores e do prestígio das marcas em diferentes países, o que permite às empresas traçar estratégias específicas para cada mercado.
Neste ano, assim como nos anteriores, a Kantar apresentou a versão global do BrandZ, que analisa os valores das marcas e sua contribuição para o desempenho financeiro dos negócios.
Para chegar a essas classificações, a consultoria cruza os dados de desempenho das empresas com pesquisas sobre o valor e a reputação daquela marca. A Kantar também leva em consideração a opinião do consumidor a respeito daquela marca, o que faz com que, de modo geral, entre as marcas mais valiosas do mundo figurem as empresas com um robusto e consistente investimento em marketing.
No ranking de 2022, pela primeira vez, todas as dez empresas mais bem classificadas como as mais valiosas do mundo possuem um valor de marca avaliado em mais de US$ 100 bilhões. Na lista de 2021, as nove primeiras empresas da lista já eram avaliadas em mais de US$ 100 bilhões, mas a décima colocada ainda ficava abaixo desse valor.
Outro ponto importante a ser observado no ranking BrandZ 2022 elaborado pela Kantar é que, entre as 10 marcas mais valiosas do mundo, três perderam valor em relação ao ranking de 2021. Ainda assim, seu valor de marca continua alto o suficiente para que elas figurem entre as mais valiosas do planeta.
Além da própria lista das marcas mais valiosas do mundo, um elemento interessante do BrandZ é a mudança de posições entre as empresas de um ano para outro.
O ranking de 2022, por exemplo, foi marcado pela liderança de uma empresa que estava há dois anos fora da liderança, tendo sido desbancada por outra gigante do segmento de tecnologia.
Outro ponto que merece destaque é a predominância de empresas com sede nos Estados Unidos no ranking das marcas mais valiosas do mundo. As quatro primeiras do ranking, inclusive, foram empresas criadas em solo estadunidense, o que reforça o potencial da maior economia do planeta na geração de marcas de reputação.
Confira, abaixo, quais são as 10 marcas mais valiosas do mundo de acordo com o ranking BrandZ, de 2022:
A maior novidade do ranking BrandZ 2022 é, justamente, a primeira posição. A empresa de tecnologia Apple voltou à primeira posição do ranking, da qual ficou fora nos anos de 2020 e 2021.
Nesses dois anos, a empresa foi superada pela Amazon. Em 2022, no entanto, a companhia, proprietária do iPhone e do Mcbook, retomou a liderança. Segundo a Kantar, a Apple se destacou pelo seu alto grau de diferenciação e de diversificação contínua, o que envolve hardware, software e portfólio de serviços.
Segundo a avaliação do ranking, a empresa de tecnologia está prestes a alcançar o inédito valor de marca superior a US$1 trilhão, algo que, possivelmente, deve acontecer no ranking de 2023.
Em 2021, o valor de marca da Apple, no mesmo ranking, era de US$ 611,997 bilhões, o que representa um crescimento de valor de 55%.
Logo em seguida, após a Apple, a segunda empresa mais valiosa do mundo também é da área de tecnologia. Também sediado nos Estados Unidos, o Google subiu uma posição em relação ao ranking BrandZ de 2021, alcançando um valor de marca de US$ 819, 573 bilhões
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No ano de 2021, o crescimento de valor de marca da gigante de buscas – que reúne serviços de tecnologia, computação em nuvem, publicidade, mapeamento via satélites, inteligência artificial e outros – foi o maior do ranking. No ano passado, o BrandZ atribuiu ao Google o valor de marca de US$ 457,998 bilhões, o que representa um aumento de 79%.
A terceira colocada no ranking do BrandZ é a Amazon, empresa que sustentou a liderança na lista pelos dois anos anteriores, 2020 e 2021, quando desbancou Google e Apple
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Em termos de valores, a empresa, que revolucionou o varejo nos Estados Unidos, sendo uma das maiores empresas do mundo de e-commerce e uma das principais desenvolvedoras de serviços de computação em nuvem e inteligência artificial, teve neste ano uma avaliação 3% maior do que a do ano anterior.
Apesar de ter caído duas posições no ranking das marcas mais valiosas do mundo, a Amazon já figura entre os maiores anunciantes do mundo. Em seu relatório financeiro apresentado no início de 2022, a companhia revelou um investimento total de US$ 16,9 bilhões em publicidade em 2021, o que representa o maior investimento em marketing em uma empresa no planeta.
Outra empresa de tecnologia ocupa o quarto lugar do ranking das marcas mais valiosas do mundo do BrandZ. A Microsoft figura na quarta posição em 2022, com um valor de marca de US$ 611,460 bilhões.
Embora a posição no ranking não tenha se alterado em relação à edição anterior da lista, a Microsoft conseguiu uma ampliação considerável em seu valor de marca, que era de US$ 410,271 bilhões.
Uma das marcas mais conceituadas do mundo no âmbito da tecnologia, a Microsoft atua no desenvolvimento de softwares, dispositivos e serviços relacionados à computação pessoal, produtividade e soluções de computação em nuvem.
A primeira empresa de fora dos Estados Unidos a figurar entre as mais valiosas do mundo é a chinesa Tencent. Outra gigante da tecnologia, a empresa de internet tem negócios e participações em companhias digitais de várias áreas, entre eles, o setor de games.
A companhia, cuja marca foi avaliada em US$ 214,023 bilhões no BrandZ, é proprietária de uma grande fatia da Epic Games, empresa que é dona do League of Legends, um dos mais populares jogos do mundo.Além disso, também tem participações na Blizzard, Activision, Garena, Riot, Baidu, BlueStacks, Alibaba Groupe e SuperCell.
Apesar de ter mantido a posição no ranking em relação ao ano anterior, a Tencent teve um leve recuo, de 11%, no valor de sua marca.
A primeira marca de alimentos a figurar na lista das marcas mais valiosas do mundo é o McDonald’s, avaliada em US$ 196,536 milhões.
A rede, originada nos Estados Unidos, teve um crescimento de 27% em seu valor de marca de um ano para outro, o que fez com que subisse três posições na lista, na comparação com o ano de 2021.
Outra empresa dos Estados Unidos a figurar no top 10 das marcas mais valiosas do mundo, dessa vez na sétima posição, é a Visa. A empresa do segmento financeiro, com atuação em vários mercados de todo o mundo, teve sua marca avaliada em US$ 191,032 bilhões
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Com essa posição, a Visa subiu uma posição em comparação com o BrandZ do ano passado. Em termos de valores, no entanto, a Kantar considerou que a marca da Visa não oscilou de um ano para o outro, mantendo-se em patamar bem similar ao registrado no ano anterior.
A rede social criada por Mark Zuckerberg segue provando seu prestígio ao aparecer na oitava posição entre as marcas mais valiosas, sendo avaliada em US$ 185,421 bilhões
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Esse valor, no entanto, é 18% inferior ao que o Facebook tinha no ranking BrandZ de 2021. Em comparação com o ano anterior, a empresa, que foi rebatizada como Meta em outubro do ano passado, perdeu 18% do valor de marca.
Outra empresa chinesa a figurar na lista do BrandZ é o Alibaba, outra companhia do segmento digital, detentora de diferentes negócios no ambiente online, de e-commerce até redes sociais.
Na comparação entre o ranking de 2021 com o atual, o Alibaba perdeu duas posições e teve seu valor de marca reduzido em 14%. Ainda assim, a gigante do comércio eletrônico chinês ainda garantiu sua posição no top 10.
Outra presença diferente na edição 2022 do ranking BrandZ é da Louis Vuitton, a marca de luxo mais bem classificada no ranking. De acordo com a Kantar, essa posição reflete o potencial do segmento de produtos de luxo em todo o mundo, sobretudo pela grande participação que as companhias do setor vêm ganhando na China
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Além disso, a Louis Vuitton também é a marca europeia mais bem classificada no ranking, tendo obtido um crescimento da ordem de 64% em seu valor de marca. Na lista de 2021, a companhia não chegou a alcançar o top 10, mas ficou na 11ª posição.
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