MarketUP transforma sistema de gestão em mídia
Software nacional gratuito já tem 100 mil usuários ativos entre micro e pequenas empresas de todo o Brasil
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Alexandre Zaghi Lemos
24 de novembro de 2017 - 10h38
A prestação de serviços via softwares ou aplicativos gratuitos chega aos sistemas de compras, gestão e vendas das empresas. Em um mercado dominado por fornecedores como Totvs e Linx, que atendem os maiores da indústria e do varejo nacional, a MarketUP se consolida com os diferenciais de ser grátis e ter foco em micro e pequenas empresas, de segmentos variados como bares, restaurantes, padarias, mercados, empórios e varejistas de vestuário, material de construção, eletrônicos e celulares.
A plataforma possibilita a oferta de produtos e serviços financeiros integrados a suas funcionalidades – o que atraiu o Bradesco, anunciante inaugural –, operação como marketplace, com a comercialização de produtos e política de comissionamento – a Unilever é uma das grandes fabricantes que vendem direto aos varejistas usuários –, além da venda de espaços publicitários e envio de e-mail marketing.
Há dois anos e meio formando a sua base, que já soma 100 mil usuários ativos em todo o País, a MarketUP começou em 2017 a rentabilizar o negócio através de publicidade. O canal de mídia, que se apresenta como “maior plataforma de Digital Trade Marketing do País”, atraiu grandes anunciantes, como Ambev, Reckitt Benckiser, Fiat, Oi, Tim, Microsoft e Cielo, entre outras marcas, que veiculam de banners a vídeos.
“Os softwares pagos são soluções caras para os pequenos negócios. E, agora que temos uma grande base de usuários, conseguimos fazer campanhas com alcance significativo para vários segmentos, permitindo que a indústria fale diretamente com o seu principal canal de vendas, que são as PMEs, um alvo muito fragmentado que a plataforma consegue abordar de uma só vez”, diz o CEO Carlos Azevedo, que atua no mercado digital brasileiro desde a década de 1990, primeiro com a agência e produtora Tesla e depois com os sites de entretenimento GuiaSP e Guia da Semana (comprado pelo Grupo RBS em 2008).
Para suportar o ano e meio de desenvolvimento do software e lançar a MarketUP, Azevedo reuniu um grupo de investidores que inclui Alexandre Hohagen (ex-líder das operações de Google e Facebook no Brasil, atual CEO da Nobox, agência sediada em Miami, e sócio da Ampfy), Romero Rodrigues (fundador do Buscapé), Hélio Rotenberg (presidente do Grupo Positivo) e Rodrigo Borges (co-fundador do Buscapé e do fundo Domo Invest). “Todos os investidores são extremamente ativos na condução da MarketUP”, diz Azevedo.
Segundo o CEO, um dos atrativos para os anunciantes é a possibilidade de comunicar extremamente direcionado. “A plataforma da MarketUP consegue levar até as pequenas empresas a comunicação sobre lançamentos e promoções, além de ensinar como vender e organizar gôndolas, por exemplo. A Tigre é um exemplo de anunciante que fez uma campanha direcionada somente a donos de casas de material de construção, separando, inclusive, quem já vende a marca de quem ainda não vende”, exemplifica Azevedo, ressaltando a boa aceitação das veiculações pelos usuários da plataforma: “Para eles, publicidade é informação; e os pequenos sempre se queixavam que a indústria nunca falava diretamente com eles”. Ele explica que, além de segmentações geográficas e por ramo de atividade das empresas dos usuários, é possível direcionar abordagens diferentes para quem vende ou não a marca anunciante, já que o software tem as informações de vendas e é através dele que as empresas emitem as notas fiscais e controlam os estoques. “Esperamos manter o ritmo de crescimento e dobrar nossa base de usuários, fechando 2018 com 200 mil”, projeta Azevedo.
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