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McDonald’s anuncia David Grinberg como VP Latam

Desde 2010 na companhia, executivo agora é responsável pela comunicação corporativa e relações com investidores da Arcos Dorados em 20 países


3 de dezembro de 2018 - 6h03

David Grinberg está no McDonald’s desde 2010 (crédito: divulgação)

O brasileiro David Grinberg acaba de ser promovido a vice-presidente de comunicação corporativa e de relações com investidores da Arcos Dorados na América Latina. Diretor de comunicação corporativa da divisão Brasil da Arcos Dorados há quase três anos, executivo assume a função oficialmente nesta segunda-feira, 3 (a promoção foi efetivada no sábado, 1º), e se mudará para Buenos Aires no primeiro semestre do ano que vem. O profissional substitui Daniel Schleiniger, que se desligou da empresa para atuar na área de relações com investidores nos Estados Unidos.

Formado em jornalismo, David trabalhou na revista Época e no jornal Lance!, além da Edelman. Antes de ingressar no McDonald’s, em 2010, atuou na Nike e na Samsung. No início de 2016, assumiu o cargo de diretor de comunicação corporativa da companhia. Na rede de restaurante coordenou a equipe multidisciplinar que implementou os projetos das Olimpíadas de 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro), da Copa das Confederações da Fifa 2013 e da Copa do Mundo da Fifa 2014 (ambas realizadas no Brasil).

“O trabalho que vinha sendo feito na América Latina é bom, não há razão para mudanças radicais. Na região, o Brasil tem destaque em termos do trabalho avançado em comunicação, discutindo temas sensíveis. Respeitando cada mercado, há espaço para aplicarmos o que vem sendo feito no País regionalmente”, projeta David Grinberg, citando como exemplo o programa “Portas abertas”, que convida o público a conhecer a cozinha do restaurante.

Para estimular os clientes a fazerem a visita, o McDonald´s escalou, em julho do ano passado, o youtuber Phellyx, ex-funcionário da rede e conhecido por seus vídeos provocativos à marca, como embaixador do programa. Ele protagonizou um filme online no qual convidou as pessoas a verem de perto os processos de seus sanduíches preferidos e de toda a organização por trás dos pedidos. Meses depois, ele voltou, com humor e irreverência, para responder perguntas antes consideradas tabus pelo McDonald´s, como, por exemplo, se os hambúrgueres são feitos de minhoca. As ações foram criadas pela DM9.

“Usamos o humor para desmistificar informações sobre a companhia e usamos diversos canais para passar a mensagem adequada para cada público. Foi um case muito interessante e bem-sucedido. Outros países também fizeram, mas não tão consistente. Queremos estimular os mercados a pensar dessa forma. O pensamento estratégico deve ser comum”, ressalta o vice-presidente de comunicação corporativa e de relações com investidores.

Em relação à comunicação interna, a estratégia do McDonald’s é se comunicar com os funcionários de uma maneira que eles se tornem replicadores das mensagens. “A maioria são jovens e estão no celular usando os aplicativos de comunicação. Precisamos da tecnologia e de saber usar. Linguagem fácil e assertiva. Nada de grandes comunicados”, aponta. A rede possui mais de 90 mil funcionários em 2.180 restaurantes em 20 países e territórios da região, como Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela.

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