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Marketing

Marca de lifestyle de Meghan Markle é criticada por especialistas

Especialistas em branding alegam que o nome da marca, American Riviera Orchard, é muito longo, direto e genérico


20 de março de 2024 - 11h19

*Com informações do Ad Age

Enquanto grande parte do mundo está obcecada com o paradeiro de Kate Middleton depois de meses sem ser fotografada, Meghan Markle estava trabalhando em um novo projeto – mas algumas pessoas não estão felizes com o nome da nova marca.

meghan markle

Nome e logotipo da nova marca podem ser vistos em um site exclusivo (Crédito: Reprodução)

Em 14 de março, uma conta do Instagram com o nome @americanrivieraorchard passou a postar uma série de fotos em um fundo de linho esbranquiçado que, quando visto na grade do feed, soletra as palavras “American Riviera Orchard” em bordado amarelo-dourado.

O nome da marca apareceu na grade da conta do Instagram ao lado de um brasão, assim como a palavra “Montecito”, o nome da cidade californiana que o príncipe Harry e Meghan agora chamam de lar.

Embora o site vinculado à biografia da conta não inclua detalhes sobre o negócio, um pedido de marca registrada nos EUA indica que a American Riviera Orchard venderá talheres, livros de receitas, utensílios de cozinha e outros produtos domésticos.

Mesmo que as especulações sobre o paradeiro de Kate, a princesa de Gales, atraíssem significativa atenção da mídia depois que ela aparentemente desapareceu dos holofotes públicos após uma cirurgia abdominal, os observadores reais encontraram tempo para criticar a nova marca de Markle.

O blog Royal News Network , que tem mais de 30 mil seguidores no X (antigo Twitter), chamou American Riviera Orchard de “um nome horrível”, observando que é “muito longo e nada cativante”. O tweet também fez referência a uma história do Instagram da American Riviera Orchard que mostrava Markle andando de vestido.

Embora os especialistas contatados pelo Ad Age tivessem muitas dúvidas com o nome da marca, desde sua extensão até sua natureza genérica, eles observaram que o apelido não limita a capacidade da marca de se expandir para outras linhas de produtos.

“As pessoas comprarão coisas porque é a empresa de Meghan Markle, não por causa do nome”, comentou Laurel Sutton, presidente da American Name Society, uma organização sem fins lucrativos que promove o estudo das práticas de nomenclatura. Os especialistas, no entanto, também disseram que não acreditam que o nome ajudaria a marca a ter sucesso.

A American Riviera Orchard não respondeu imediatamente ao pedido de comentários da Ad Age. A agência digital Article confirmou que desenhou a landing page da marca, mas disse que não desenhou o logotipo. Questionada pelo Ad Age, a agência se recusou a comentar mais.

Falta de nuance

Especialistas ouvidos pelo veículo dizem que o nome da marca é confuso, genérico e até mesmo óbvio, bem como carece da nuance e da intriga que se espera de uma marca de estilo de vida de luxo.

Jonah Fay-Hurvitz, sócio associado da consultoria de crescimento estratégico Consumer Dynamics, opina que parece um nome que pode ser visto em uma grande caixa ou loja de descontos tentando lançar uma marca de luxo sem entender o consumidor de luxo.

O nome, porém, tem raízes. Montecito, na Califórnia, é conhecida por alguns como a “Riviera Americana”, destacou Rina Plapler, sócia de estratégia da agência de branding MBLM. E usar a palavra “americano” lembra ao mundo que a identidade de Markle “vai além da Duquesa de Sussex”, contribuiu Fay-Hurvitz.

“Ela também escolheu um logotipo em forma de brasão e uma tipografia caligráfica que tem uma vibração muito real, então ela também está jogando dos dois lados”, continuou ele. Markle e o Príncipe Harry deixaram o cargo de membros seniores da realeza em 2020, após um desentendimento de longa data com outros membros da família real.

Os especialistas consultados, contudo, não pensam que o nome limitará as categorias de produtos que a marca de Meghan Markle pode vender. “Dada a natureza de destaque desta marca, penso que o nome em si não limitará as suas ofertas. Produtos para vida ao ar livre, incluindo receitas, alimentos e suprimentos de cozinha, poderiam caber nisso”, disse Plapler.

Fay-Hurvitz exemplificou que o nome pode ser expandido para outras categorias, como beleza, cuidados pessoais, alimentos, bebidas, destilados e muito mais, e pode funcionar como uma verdadeira marca de lifestyle.

Tradução por Giovana Oréfice

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